O caso aconteceu em um porto do município de Humaitá na tarde dessa quarta-feira; bombas, rojões e tiros foram usadas no confronto (Reprodução)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
Após a destruição de cerca de 200 dragas de garimpo que estavam dispersas pelo Rio Madeira, garimpeiros ilegais entraram em confronto armado com policiais federais nessa quarta-feira, 21, em Humaitá (a 701quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas.
O ataque aconteceu em um porto do município, ainda na tarde de ontem. Segundo imagens divulgadas amplamente nas redes sociais, bombas, rojões e tiros foram usadas no confronto. Os garimpeiros lançaram bombas e rojões na tentativa de destruir as lanchas da polícia, mas não conseguiram. Os agentes reagiram com tiros de balas de borracha, fazendo com que os garimpeiros se dispersassem.
A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação, mas até o início da noite ainda havia registro de tumulto na cidade. Policias militares do Batalhão de Choque de Porto Velho (RO) desembarcaram em Humaitá para reforçar a segurança no local.
Segundo o G1, os agentes da PF, com o apoio do Ibama e da Funai, estão conduzindo a Operação Prensa, com objetivo de combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. As ações que iniciaram na terça (20) estão previstas para continuar por pelo menos mais 10 dias.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que acompanha a situação no município de Humaitá e que está com o efetivo da Polícia Militar atuando na manutenção e preservação da ordem pública em conjunto com os policiais da Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP) do município.
Veja vídeo: