Estudantes de Medicina doaram mudas de plantas para a população (Paulo Ricardo/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Estudantes calouros de uma faculdade particular de Medicina de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) promoveram, na tarde desta quarta-feira, 28, um trote ecológico com a doação de mudas de plantas para a população. A ação buscou divulgar sobre a importância na preservação do meio ambiente e do plantio de árvores.
A doação das mudas foi realizada na Avenida Parque, também conhecida como o Túnel Verde da cidade, por conta da grande quantidade de árvores no canteiro central da via. Cerca de 12 estudantes egressos na AFYA – Faculdade de Ciências Médicas Itacoatiara participaram do trote.
“Todos os semestres, nós fazemos um trote voltado para alguma questão social e ambiental, porque nós temos pilares dentro da faculdade, como o da sustentabilidade. Pela manhã, fizemos um ato de simbolismo, onde cada turma plantou uma árvore dentro da faculdade, justamente, para que fique para as gerações futuras e, agora, viemos para a Avenida Parque fazer não só a distribuição de mudas de árvores frutíferas, mas também de plantas ornamentais”, destacou a professora e psicóloga Suélem Romão.
Segundo Gracyleide Barreto, da assessoria da direção da Afya, a faculdade está há três anos promovendo um trote social para celebrar a chegada dos calouros. “No semestre passado, foi um trote para a doação de roupas para instituição de caridade, fazendo cumprir a nossa parte social. E agora, fizemos o trote ecológico para cumprir a nossa parte com o meio ambiente”.
“A ação serve para mostrar aos nossos estudantes o quanto é importante a gente dar valor ao lugar onde vivemos. A nossa instituição é nova na cidade e a gente quer promover esse impacto tanto social e ambiental”, salientou Barreto.
Para a caloura de Medicina, Dimitria Menego, participar da ação é gratificante, porque o ato também celebra a sonhada aprovação na faculdade.
“Além da gente estar curtindo a tão sonhada aprovação em Medicina, estamos também trazendo um pouco da consciência sobre a preservação, falar das plantas, para que elas servem. É muito gratificante podermos contribuir com o meio ambiente e conscientizar as pessoas”, concluiu a jovem.
Assista a reportagem: