Servidores foram dispensados da Secretaria Municipal de Educação (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, promoveu uma demissão em massa de servidores. Mais de 1.360 foram desligados de diversos setores do Executivo municipal. Desses, pelo menos 780 são professores. A denúncia é do vereador Arnoud Lucas (PV) e foi confirmada pelo portal O Login da Notícia na edição desta quarta-feira, 3, do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
“A prefeitura demitiu mais de 1360 cargos da Secretaria Municipal de Educação, sendo que cerca de 780 vagas dessas, são só de professores. Outras são de vigias, merendeiros, auxiliar de serviços gerais, motoristas, o que comprova que hoje, o município de Itacoatiara tem, no mínimo, só para a área de Educação, 1.360 vagas para que se faça um concurso público”, denunciou o parlamentar, em vídeo publicado nas redes sociais.
O vereador continua: “A gente precisa respeitar e valorizar o nosso servidor, e oportunizar as pessoas a terem acessos aos cargos públicos. Me solidarizo com esses pais e mães de famílias que tiveram seus contratos rescindidos antes do término”.
Confira a edição do DOM em que constam as demissões:
Concurso
A demissão em massa ocorre após rumores de que a prefeitura pretende realizar concurso público na área da Educação, em Itacoatiara, a partir de março do ano que vem. A informação foi divulgada pelo sindicato municipal da categoria em dezembro do ano passado.
Em Itacoatiara, a categoria vem tendo ‘meses difíceis’. Em 2023, os educadores não receberam o reajuste de 14,95% no piso salarial, mesmo definido pelo Ministério da Educação (MEC). A categoria recebeu uma ‘promessa’ de pagamento para este ano, segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal da cidade (Simpemi).
Veja a denúncia do vereador: