Porto está interditado desde o início do mês após laudo constatar danos na rampa de acesso (Paulo Ricardo/O Login da Notícia)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT-AM) concluiu a contratação da empresa que ficará responsável para reformar o “Porto Antigo“, no bairro Colônia, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Por meio da modalidade de dispensa de licitação, as obras custarão R$ 11 milhões e a Antonelly Construções e Serviços vai realizar os trabalhos na instalação portuária, que está com avançado processo corrosível berço de apoio do flutuante.
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 28, a contratação tem por objeto a elaboração do projeto “As Built” de engenharia e a execução das obras e serviços emergenciais de construção dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário do porto (IP4) do município. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 290 dias.
“Em função da constatação das manifestações patológicas (corrosão das chapas) e das avarias e/ou anomalias, que ocasionaram a ruptura de várias estacas por perda de seção transversal, devido ao avançado processo corrosível dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário do porto, optou-se pela Dispensa de Licitação”, diz trecho do documento, assinado pelo superintendente regional do Dnit-AM, Orlando Fanaia Machado.
Interdição
O porto está parcialmente interditado desde o início deste mês, após um laudo constatar danos na estrutura da rampa de acesso ao local. Veículos ficaram proibidos de passar, mas as embarcações podem ancorar e os passageiros se locomover a pé pelo porto.
Veja a publicação: