Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A estudante amazonense Giovanna Oliveira, de 14 anos, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). Natural de Itacoatiara, a jovem estuda na Escola Estadual Profº Vicente Geraldo de Mendonça Lima e garantiu o feito concorrendo de forma individual, sendo uma das quatro medalhistas do Amazonas.
“É com grande orgulho parabenizamos nossa excelente aluna Giovanna Oliveira, pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil, na versão aberta. Concorrendo de forma individual conseguiu este grande feito, sendo uma das 04 medalhistas pelo Estado do Amazonas. Parabéns, Giovanna, que continue a brilhar”, parabenizou a escola, em uma publicação nas redes sociais.
Inscrita na modalidade individual, a estudante Giovanna Oliveira é filha da pedagoga Gracyjane Oliveira, que falou no feito da filha e do quanto a menina se esforçou para conquistar a medalha inédita para a família.
“Minha filha amada, sei o quanto você é esforçada e dedicada no que faz. Deus lhe presenteou com sabedoria e inteligência. Parabéns pela conquista!!! Amo-te”, escreveu a pedagoga, no Facebook.
Olimpíadas
A ONHB-A está na 3ª Edição e reúne participantes acima dos 12 anos de idade em uma prova online e gratuita nas categorias: individual, grupo, escolas públicas e também escolas privadas. Ao todo, são realizadas quatro fases com questões de múltipla escolha e tarefas.
A prova traz assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. Pelo segundo ano, estudantes de escolas públicas com melhores desempenhos na prova poderão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).