Operação Tabuleiro II combate captura ilegal de quelônios e peixes em Itacoatiara (AM)

Da Redação – Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou a Operação Tabuleiro II, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), com o objetivo de combater a captura ilegal de quelônios e peixes que estão no período de defeso no Amazonas. As fiscalizações foram realizadas nas comunidades São João do Araçá, São Tomé, Santa Tereza, Santa Rosa e Monte Cristo, onde foram identificadas ilícitos ambientais.

“Foram realizadas vistorias em embarcações, flutuantes e veículos automotores que trabalham com a atividade de pesca. Nas ações de fiscalização, foram flagrados infratores capturando quelônios sem autorização do órgão ambiental competente. Ressalta-se que por se tratar de espécies que consta em lista de espécies ameaçadas, o valor da multa é de 5.000 mil reais por quelônio ou ovo. Os infratores foram multados em 20 mil reais”, destacou Cícero Furtado, coordenador da operação.

Segundo o Ibama, a ação foi deflagrada em 1º de novembro. A equipe vistoriou ainda uma camionete que transportava 700 kg de pescado abaixo do tamanho mínimo permitido na portaria do instituto N° 08 DE 02 DE FEVEREIRO DE 1996.

Peixes apreendidos pelo Ibama (Divulgação)

“600 kg de surubim com comprimento inferior 80 cm, 50 kg de aruanã com comprimento inferior a 44 cm e 50 kg de tucunaré com comprimento inferior a 25 cm. O peixe foi doado imediatamente na comunidade São João do Araçá e a camionete foi apreendida. A multa foi lavrada no valor de 15 mil reais”, disse Furtado.

Em outra abordagem, a equipe encontrou um flutuante na mesma situação, com mais de 140 kg de Surubim com tamanho inferior a 80 cm de comprimento, que também foi doado e o infrator foi multado em 4 mil reais.

“O objetivo desta operação é apoiar o manejo do pirarucu e quelônios feitos pelas comunidades na região. Além da fiscalização foi realizado o mapeamento e controle de algumas areas de Manejo. Essas ações se fazem necessárias devido o forte período de estiagem que acontece no Amazonas, onde tais espécies estão cada vez mais vulneráveis a pesca predatória.”, salientou Cícero.

O Ibama aproveita para informar sobre o período de defeso das espécies. Segundo o órgão, o defeso do tambaqui iniciou no período dia 01.10 e termina em 31.03. A matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará inicia dia 15.11 e termina em 15.03.
Quanto ao pirarucu, a pesca é proibida o ano todo, sendo permitida somente em áreas manejadas com autorização do ibama.

“Devido ao período do defeso a operação não tem data prevista para terminar. A operação, ainda, contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas e de agentes da secretaria do meio ambiente de Itacoatiara.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!