Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O nível do Rio Amazonas subiu pelo segundo dia seguido neste sábado, 28, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). De acordo com a medição feita pelo porto, no Centro da cidade, a cota da água teve um aumento de 4 centímetros em um intervalo de 24 horas e voltou a registrar 42 centímetros na manhã de hoje.
Nessa sexta-feira, 27, o índice apontou o primeiro aumento do rio, com a água subindo de 0,36 cm para 0,38 cm, após o longo período de seca que atinge Itacoatiara e deixa mais de 70 comunidades isoladas na zona ribeirinha da cidade.
Para o professor e pesquisador Alexandre Rocha, que acompanha diariamente a medição do Rio Amazonas, a subida do nível da água ainda não deve ser entendida como o fim da vazante extrema.
“Embora o Rio Amazonas tenha subido seis centímetros (0,06) em 48 horas (0,36, 0,38, 0,42). Os quatro centímetros (0,04) em 24 horas, não devem ser entendidos como o início de um processo de enchente e explicarei isso com detalhes em postagem que farei a posterior. Mas devemos ser gratos a Deus pelo aparente final da Vazante”, afirmou.
Estiagem
Segundo o boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental dessa sexta-feira, 27, o total de 60 municípios do Amazonas estão em situação de emergência e dois estão em alerta (Presidente Figueiredo e Apuí).
Ainda conforme o boletim, o Amazonas tem 608 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 152 mil famílias. “O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem em nosso estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil”, explica o governo.
O Comitê foi instituído no dia 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também decretou situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca severa que atinge o estado.
O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.