Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Rio Amazonas, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), secou ainda mais nesta sexta-feira, 20, e fez a vazante extrema atingir um novo recorde. Segundo o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, por volta de 17h30, o nível da água chegou a 76 centímetros, registrando a maior vazante desde que a medição começou a ser feita, no século passado.
O primeiro recorde deste ano foi batido ontem, 19, quando a cota da água chegou a 90 centímetros por volta de 5h30 da madrugada. A marca superou a pior vazante anterior, de 2010, quando o nível do rio chegou a 91 centímetros. Desde a manhã dessa quinta-feira, o rio desceu 14 centímetros.
A vazante extrema, somente na zona ribeirinha de Itacoatiara, já afeta cerca de 70 comunidades, onde pelo menos 20 estão isoladas. A estiagem, a pior em 25 anos, deixa ainda o município em situação de emergência, segundo a Defesa Civil estadual, com a água descendo a cada instante.
A estiagem ocorre em 60 dos 62 municípios do Amazonas e afeta mais de 557 mil pessoas por todo a região, segundo a Defesa Civil estadual. O pescador Elias Peixoto, de 71 anos, que vive da venda de peixes, conta os impactos que a seca representa para ele e o sustento da família.