Segundo o gestor, a realidade enfrentada pela cidade já exige um decreto de situação de emergência (Arquivo Pessoal)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O prefeito Mário Jorge Abrahim (PSC), de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), falou sobre a situação da estiagem que atinge o município e já deixa, pelo menos, mais de 20 comunidades isoladas. Segundo o gestor, a realidade enfrentada pela cidade já exige um decreto de situação de emergência, mas a prefeitura aguarda um relatório para tomar uma decisão.
“À princípio, a gente vive uma realidade onde já nos exige esse decreto. Já estamos com nosso procurador, nossos advogados devidamente com as informações; estamos fechando o relatório para que a gente possa, sim, decretar [situação de] emergência”, afirmou o prefeito no último sábado, 14, durante ação de ajuda humanitária à população na Ilha do Risco, na zona ribeirinha do município.
Itacoatiara, que já tem cerca de 20 comunidades ribeirinhas isoladas por conta da seca severa, é um dos 10 municípios do Amazonas que ainda estão em situação de alerta, enquanto outros 50 já estão em emergência (o segundo nível mais grave) e 2 em normalidade, segundo a Defesa Civil estadual. Em um vídeo obtido pelo Login da Notícia, o prefeito Mário Abrahim comenta sobre a gravidade da seca.
“Como a gente sabe, as coisas estão agravando e chega o momento da gente ter essa necessidade do decreto. Mas, a gente precisa ter substância, relatório que possa nos ajudar, para que a gente possa decretar com essa firmeza e a informação necessária”, reforçou Mário Abrahim.
Confira:
Estiagem
O nível do Rio Amazonas chegou a 1,16 metros nesta segunda-feira, 16, e está a 25 centímetros de bater a maior seca da história em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), segundo dados da Defesa Civil municipal. A menor cota já registrada da água na cidade foi em 2010, quando atingiu 91 cm.
Em cinco dias, o Rio Amazonas desceu 28 centímetros. Na última quinta-feira, 12, a água registrava a marca de 1,44 metros. Ao Login da Notícia, o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM disse que a expectativa era de que o recorde da seca seja batido ainda esta semana.
Apesar disso, de acordo com o secretário da Defesa Civil de Itacoatiara, Hekney Rebouças, a estiagem do maior rio do mundo pode estar acabando, já que o nível da água deixou de cair 8 cm por dia para registrar apenas 6 cm de ontem para hoje.