A estrutura já estava interditada desde ontem pela Defesa Civil municipal
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Após parte do Porto do DNIT (Porto Novo) cair dentro do Rio Amazonas, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), o prédio comercial do local começou desabar na tarde desta quinta-feira, 12, por conta do deslizamento de terra que atinge a região. A estrutura já estava interditada desde ontem pela Defesa Civil municipal.
Imagens do momento do novo deslizamento foi registrado e compartilhado nas redes sociais. Orçado em R$ 66 milhões, o porto foi inaugurado em 2018 para receber grandes embarcações vindas de outros estados.
O primeiro desmoronamento foi na ponte da plataforma, nessa quarta-feira. Em outro vídeo gravado por uma pessoa que estava em cima da estrutura, é possível observar o deslizamento de terra e o desesperado do trabalhador gerado com a onda.
De acordo com a Defesa Civil de Itacoatiara, o local foi isolado com o apoio do Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), que gerencia o terminal, também foi acionado pelas autoridades.
Deslizamento
O desmoronamento da plataforma ocorreu por conta do fenômeno das ‘terras caídas’, comum em período de estiagem no Amazonas. O deslizamento começou a ser registrado ainda na terça-feira, 10, pela população. Por volta de 8h de ontem, quarta-feira, 11, o porto também começou a ceder.
Em nota, a Prefeitura de Itacoatiara informou que averigua a situação de desabamento do Porto do DNIT, conhecido como “Porto Novo”, no bairro Jauary 2, e que a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte já segue tomando medidas cabíveis.
Segundo a prefeitura, o DNIT também realiza o deslocamento de equipe técnica para realizar estudos do desabamento da estrutura metálica, sem vítimas, devido ao fenômeno natural da estiagem e o deslizamento do solo, conhecido como “terras caídas”.