Em Itacoatiara (AM), Cine Theatro Dib Barbosa deve reinaugurar em 2024; diretoria busca apoio da Lei Paulo Gustavo

A informação foi confirmada pela reportagem com a diretoria do cinema (Reprodução)

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Aos amantes da sétima arte em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), uma notícia boa: um dos mais antigos cinemas que passou pelo município, o Cine Theatro Dib Barbosa, deve reinaugurar em 2024. A informação foi confirmada pela reportagem com a diretoria do local, que disse ainda estar buscando apoio da Lei Paulo Gustavo.

Fundado em 1954 pela família Barbosa, o Cine Theatro hoje fica localizado na avenida Conselheiro Ruy Barbosa, no Centro de Itacoatiara. O espaço, atualmente dirigido por Dib Barbosa Filho e Júlio Barbosa, respectivamente, pai e tio do vereador Aderson Dib Barbosa, já recebeu diversas estreias de grandes produções cinematográficas de Hollywood, como os filmes da Marvel Studios da saga Os Vingadores, e o mais recente, a Capitã Marvel, em 2019.

Ao Login da Notícia, o vereador declarou que a família Barbosa ainda está lutando, tanto no governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, quanto de forma privada. “Estamos lutando. Esse ano, não [reinaugura] ainda, mas em 2024… quando vier o ano, podemos dar uma data específica”, destacou.

Espaço do Cine Theatro Dib Barbosa (Divulgação)

Ainda segundo Aderson Dib Barbosa, o projeto para conseguir recursos para o cinema, por meio da Lei Paulo Gustavo, ainda está sendo confeccionado.

“Nós já mandamos confeccionar o projeto e vamos dar a entrada. Não sei se vai dar certo, esse é um ponto. Mas caso não dê certo, a gente vai de forma particular”, explicou.

Nas redes sociais, a direção do cinema também comentou nesta quinta-feira, 21, sobre o assunto e disse que, no momento, está trabalhando para a reinauguração do Cine Theato Dib Barbosa.

Lei Paulo Gustavo

Em 2023, o Amazonas atingiu o total de 100% dos municípios aprovados para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo, criada para beneficiar o setor cultural, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19.

Foram 62 municípios aprovados a partir dos Planos de Ação enviados na plataforma Transfere.gov do Ministério da Cultura (MinC). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, junto ao Conselho Estadual de Cultura realizou um intenso trabalho de suporte aos segmentos culturais na elaboração dos editais, definidos após rodada de reuniões, escutas e diálogos com a classe artística, produtores e agentes culturais. 

Para se obter a aprovação do Planejamento do Governo do Amazonas para aplicação da LPG, segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, a aprovação é o resultado da articulação conjunta do Ministério da Cultura, o Governo do Estado, a Associação dos Municípios, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura e gestores municipais de cultura. 

“O Governo do Estado em parceria com demais órgãos e entidades promoveu reuniões com os gestores municipais, entre os meses de abril e maio, para que todos os passos fossem cumpridos até chegar à marca dos 62 municípios aprovados. Com a adesão dos municípios e aprovação dos planos de ação pelo MinC, os recursos da Lei Paulo Gustavo serão distribuídos em sua totalidade, no valor R$ 87.265.401,04 para o setor cultural do Amazonas”, finaliza o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!