Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Os vereadores da Câmara Municipal de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) aprovaram na noite dessa terça-feira, 11, a convocação da secretária de Saúde Francieli Lima para explicar denúncias sobre a falta de medicamentos na cidade. Segundo o requerimento, de autoria do vereador Richardson do Mutirão (PL), a enfermeira deve comparecer na segunda-feira, 17, às 10h, na Casa legislativa.
“São diversas denúncias recebidas quanto a atual situação da saúde no município. A população denuncia a falta de medicamentos, precariedade de condições de funcionamento do Hospital Regional José Mendes, deficiência de organização funcional da secretária, entre outras questões do interesse de todos”, destacou o parlamentar.
Ainda segundo o vereador, sempre que a secretária se manifestou sobre as denúncias, ofereceu informações contraditórias e imprecisas. Richardson reforça que os esclarecimentos de Francieli Lima são indispensáveis e que a sessão em que a titular da Saúde deve ser ouvida será aberta ao público e transmitida nas redes sociais.
Segunda vez
A sessão da CMI dessa terça-feira, 11, marcou a segunda votação de um requerimento, em menos de dois meses, para decidir pela convocação, ou não, da secretária de saúde. Na primeira, em 29 de maio deste ano, os vereadores rejeitaram a audiência com a titular da pasta por 8 votos e 7. A negativa veio mesmo após a secretária afirmar ao portal O Login da Notícia que “não teria problema nenhum” em comparecer na Casa legislativa.
O requerimento que deu origem à medida foi elaborado de forma conjunta por alguns parlamentares, após relatos de lotação em postos de atendimento e de também por falta de medicamentos. O texto entrou em pauta pela quinta vez nesta segunda-feira, após ser adiado em outras quatro oportunidades, por conta da falta de quórum na Câmara de Itacoatiara.
Entre os vereadores que foram a favor da convocação da primeira convocação, estão Arnoud Lucas (PV), Fabio Miquiles (PV), Dib Barbosa (PR), Maria Francelizia (PT), Richardson Aranha (PDT), Richardson do Mutirão (PL) e Andreia Mara (PSD). Os que votaram contra foram de Renata Tenório (PCdoB), Wemersson Jackmnout, o Wemersson Barriga (PTB), Guttemberg Brito (Avante) Sóstenes Adiel (PSC), Daniel Mendonça (PSDB), Marcos Rodrigues (Pros) e Irailton Vieira (PL).
Os vereadores Jucinei Freire (MDB) e Cheila Moreira (PT) faltaram a sessão. Com o placar de 7×7, a votação acirrada precisou ser desempatada pelo presidente da Casa, o vereador Junior Galvão (PSC), que garantiu o voto de minerva e rejeitou a convocação da secretária. O parlamentar, por outro lado, se comprometeu em convidar Francieli Lima para uma reunião de trabalho na Câmara, o que ainda não aconteceu.