Bruno Pacheco – Da Redação O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Boi-Bumbá Caprichoso estreou na 56° Edição do Festival Folclórico de Parintins na madrugada deste sábado, 1°, trazendo homenagens a cultura nordestina com obamo do boi, Prince do Caprichoso, tocando o berrante. Nesta 1° apresentação, a nação azul e branca também trouxe mensagens importantes em defesa aos povos indígenas.
Com o tema ‘Ancestralidade: a semente das nossas lutas’, o Caprichoso mostrou as raízes de sua história e a luta dos povos tradicionais que já habitaram a Ilha de Parintins e que deixaram legados de resistência e sobrevivência. A expectativa do Boi da Estrela é conquistar o bicampeonato.
Nesta primeira noite, os pontos altos da apresentação do Caprichoso foram a entrada da cunhã-poranga, Marciele Albuquerque, que evoluiu com a toada “Guerreira das Lutas”, a evolução da tribo coreografada com a participação do pajé Erick Beltrão ao som de “Yreruá – Festa do Guerreiro”, e a evolução do item com a toada “Maraka’yp”, que encerrou a apresentação.
Para levar o boi à arena, foram construídas 12 alegorias para as três noites de apresentação, além de um módulo aéreo com um guindaste de 500 toneladas e 22 metros de altura, considerado um dos maiores do Brasil.
Foto: TV A Crítica/Reprodução