Os homens eram vizinhos das vítimas. Uma das meninas menina é autista, segundo a Polícia Civil (Reprodução)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
Dois homens foram presos nesta quinta-feira, 15, em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, acusados de estupro de vulnerável. As vítimas são duas crianças, uma de 8 anos e outra de 10, abusadas em contextos diferentes, mas com algo em comum: os agressores eram vizinhos das famílias. As prisões ocorreram após o cumprimento de mandados expedidos pela Justiça.
O primeiro caso teve como alvo Mário Alberto Lucas da Silva, de 59 anos. Ele foi preso em um box comercial conhecido como Recanto dos Cornos, localizado na avenida Dom Jorge Marskell, no bairro São Francisco. Segundo o delegado Paulo Barros, titular da Delegacia Especializada de Polícia de Itacoatiara, no dia 3 de abril de 2024, Mário se aproveitou da ausência dos pais de uma menina de 8 anos, autista, para praticar o abuso.
Testemunhas afirmaram que ele levantou o vestido da criança, acariciou seu corpo e a beijou na boca. A cena foi presenciada por vizinhos, que imediatamente acionaram os pais da menina. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Itacoatiara, que instaurou inquérito e indiciou Mário por estupro de vulnerável. O mandado de prisão foi cumprido nesta quinta-feira.
“O fato foi testemunhado por outros vizinhos, que imediatamente comunicaram os pais da criança. O caso foi apresentado à delegacia e a investigação começou logo em seguida”, explicou o delegado.
O segundo caso ocorreu em 29 de novembro de 2016, mas somente agora resultou na prisão do acusado. Amiraldo Oliveira Magalhães, de 53 anos, foi preso em sua residência, na rua Afonso de Carvalho, bairro Colônia. Na época, a vítima, de 10 anos, contou à mãe que havia ido brincar na casa da vizinha e, durante a visita, foi abusada por Amiraldo, que acariciou seus seios e partes íntimas.
O caso foi apresentado à Delegacia Especializada de Polícia, que abriu investigação e indicou o homem pelo crime de estupro de vulnerável. Durante o trâmite da ação penal, foi expedido o mandado de prisão preventiva, que foi cumprido hoje.
As ações integram a Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
Os homens responderão por estupro de vulnerável. Ambos passaram por audiência de custódia no final desta quinta-feira e baixaram para o presídio, onde devem ficar à disposição da Justiça.