Governador Wilson Lima assume comando no AM de nova federação política, a União Progressistas

Federação é fruto da junção entre o União Brasil e o Progressistas (Foto/Reprodução)

Da Redação – Portal O Login da Notícia

Em um evento que marcou um novo capítulo na política brasileira, o governador do Amazonas, Wilson Lima, assumiu nesta terça-feira, 29, a presidência estadual da recém-criada federação União Progressistas (UP), fruto da união entre o União Brasil e o Progressistas. O lançamento aconteceu no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu lideranças políticas de todo o país.

“Dia histórico para a democracia do Brasil! Nasce o maior partido desse país, uma federação entre o União Brasil e o Progressistas: o União Progressistas! Juntos, seremos uma bússola para um caminho seguro e próspero para nosso país!”, declarou Wilson Lima, ressaltando a importância da nova configuração partidária para o futuro político e econômico do Brasil.

A União Progressistas já nasce como a maior força partidária do país, com impressionantes números: 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, quase 1.400 prefeitos e cerca de 12 mil vereadores em todo o Brasil. No Amazonas, a federação também demonstra força, reunindo 25 prefeitos (24 do União Brasil e 1 do Progressistas), 13 vice-prefeitos e 199 vereadores, sendo 8 em Manaus.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a federação também se consolida com a maior bancada de deputados estaduais, reforçando a liderança política local.

O presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou o fortalecimento do Amazonas com a criação da UP. “O Progressistas e o União Brasil deram uma demonstração de grandeza e de compromisso com o fortalecimento político, visando principalmente as decisões de 2026. Quem vai ganhar com isso é o Amazonas”, afirmou.

Wilson Lima enfatizou que a formação da União Progressistas representa um momento histórico não apenas para as legendas envolvidas, mas para a própria democracia brasileira. “Essa é a maior estrutura partidária do Brasil. Com quatro governadores na região Norte – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – teremos um papel decisivo no desenvolvimento econômico e social do país”, disse o governador.

Lideranças nacionais presentes

O evento contou com a presença de autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e dirigentes partidários.

A presidência nacional da federação será compartilhada, ao menos até dezembro deste ano, entre Antonio Rueda, atual presidente do União Brasil, e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas. Em dezembro, está prevista uma eleição interna para a definição da nova composição diretiva.

(*)Com informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!