Sediado em Itacoatiara e dirigido pelo jornalista Bruno Pacheco, O Login foi um dos veículos convidados a participar de uma pesquisa conduzida pela Unesco
Da Redação – O Login da Notícia
O portal O Login da Notícia, sediado em Itacoatiara (AM), foi um dos veículos convidados a participar de uma pesquisa conduzida pela Unesco sobre comunicação popular e jornalismo independente na região amazônica. A iniciativa busca mapear os ecossistemas de informação locais e propor caminhos para fortalecer o jornalismo profissional e comunitário no interior do Brasil.
Veja também: Portal O Login da Notícia completa seu 1º ano de jornalismo em Itacoatiara (AM)
A jornalista, especialista em jornalismo local e integrante do Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), Jéssica Botelho, que presta consultoria à Unesco nesse projeto, é a responsável por coordenar as entrevistas e análises com comunicadores da região. Segundo ela, o objetivo é compreender a realidade dos veículos locais, seus desafios, rotinas e perspectivas, para que esses dados sirvam de base à formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da comunicação regional. “Queremos ouvir quem está na linha de frente da informação na Amazônia, entender suas histórias, práticas e o que precisa ser feito para que esse ecossistema cresça de forma sustentável”, afirmou.
Para isso, além de um questionário que está sendo enviado a diferentes iniciativas, Jéssica também está realizando entrevistas presenciais e online com fundadores de veículos locais. Um dos convidados foi o jornalista Bruno Pacheco, CEO do O Login da Notícia. A entrevista abordou o histórico do portal, os desafios do jornalismo no interior e as perspectivas para a comunicação regional.
Bruno Pacheco é jornalista formado pela Universidade Nilton Lins, com passagem por diversos veículos de comunicação do estado do Amazonas, como a Revista Cenarium, Amazonas1, Imediato, O Poder, Portal O Convergente e Redação Amazônia. Desde 2018, atua ativamente no jornalismo local, com foco em pautas regionais e cobertura crítica do cotidiano.
“É uma honra ser convidado para participar desse projeto que está mapeando e conhecendo iniciativas na Amazônia. Fazer jornalismo profissional e sério no interior da Amazônia, em Itacoatiara, é um desafio diário que precisa de reconhecimento, e fico feliz em ser lembrado. Agradeço à Jéssica Botelho pelo convite e espero ter contribuído”, declarou Bruno Pacheco.

Fundado em 2023, o portal O Login da Notícia tem como foco o jornalismo comunitário, sociopolítico e ambiental. O veículo de comunicação conta com o jornalista Bruno Pacheco como CEO e diretor-geral, além do cinegrafista e estudante de jornalismo Paulo Ricardo como repórter.

O projeto
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom PR) desenvolvem o projeto “Promovendo o acesso à informação, o exercício de direitos, o combate à desinformação e a defesa da democracia” (Nº 914BRZ5020 – Edital Nº 2/2023). A iniciativa visa a elaboração de um Manual de Boas Práticas em Comunicação Popular e Periférica e de um Guia de Sustentabilidade e Promoção da Diversidade do Jornalismo Periférico e Independente, destacando a comunicação como ferramenta essencial para a transformação social e a defesa democrática.
Na Amazônia, a pesquisa está sendo realizada em dois estados. No Amazonas, o trabalho é liderado por Jéssica Botelho, especialista em jornalismo local e integrante do Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), instituição que fortalece o diálogo entre os povos amazônicos. Já no Pará, a responsável é a jornalista Flávia Ribeiro, mestra em Ciências da Comunicação pela UFPA e ativista em movimentos como o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.
Para Jéssica Botelho, o levantamento na Amazônia é uma oportunidade de repensar as dinâmicas de mobilização social: “Neste cenário de saturação de informações, não basta apenas produzir conteúdo. Precisamos dominar as ferramentas tradicionais, mas também incorporar abordagens e formatos inovadores, conectando a comunicação a outras áreas para gerar impacto social. Essa pesquisa nos convida a refletir sobre questões fundamentais: de onde e de quem parte essa comunicação? Mobilizar exige mais do que mensagens, exige estratégias que dialoguem profundamente com as realidades locais.”, comenta a consultora do Amazonas.
O projeto ainda está andamento e quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato pelo e-mail: jessicabotelho@cpa.org.br.