A contagem dos votos obedeceu a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica (Reprodução)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
A pesquisadora Tanara Lauschner, da chapa 57, e o professor Marcos Freitas, da chapa 25, vão disputar o segundo turno das eleições para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A nova etapa da votação está marcada para o próximo dia 14 de abril, após ambos se destacarem no primeiro turno realizado nesta segunda-feira (7).
No 1º turno, realizado das 8h às 20h desta segunda-feira (7), foram registrados 12.924 votos, sendo 1.605 de professores(as), 1.235 de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e 9.881 de discentes. Também foram computados 108 votos em branco e 95 votos nulos. Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos(as) a votar.

A contagem dos votos obedeceu a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica. A apuração foi realizada ainda na noite de segunda-feira (07), no auditório da ADUA, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Seção Sindical e pode ser reassistida.
A apuração dos votos foi conduzida pela Comissão (formada por representantes da ADUA, Sintesam, DCE-Ufam e APG) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam.
Votos por chapa

A chapa 23 – “Somos mais UFAM”, com candidatos a reitor o professor Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, e a vice-reitor, o professor Carlos Lamarão Pereira, obteve 1.666 votos, o equivalente a 12,91% do total.
A chapa 35 – “UFAM Karuana”, que tem como candidata a reitora a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, e a vice-reitor, o professor Sérgio Augusto Freire de Souza, teve 775 votos, o que representa 8,15%.
A chapa 57 – “Mudança!” com a candidata a reitora, a professora Tanara Lauschner, e candidato a vice-reitor, o professor Geone Maia Corrêa, registrou 5.229 votos, ou seja, recebeu 33,22%.
A chapa 04 – “A UFAM do futuro começa hoje”, com a candidata a reitora, a professora Adriana Malheiro Alle Marie, e candidato a vice-reitor, o professor Plínio José Cavalcante Monteiro; obteve 1.397 votos, o equivalente a 12,46% do total.
A chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, que tem como candidato a reitor, o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, e a vice-reitor o professor Armando Araújo de Souza Júnior, teve 3.451 votos, o que representa 33,27%.
Próximas etapas
O prazo para registro de recursos do 1º turno é até o dia 08 de abril, e o resultado do recurso, se houver, será anunciado pela Comissão em 09 de abril. O resultado oficial da votação será anunciado no dia 09 de abril.
Já no dia 10 de abril, haverá um novo debate entre as duas chapas concorrentes do segundo turno. A votação será realizada no dia 14 de abril, e o resultado será oficialmente anunciado no dia 16 de abril.