Único parlamentar implantar sistema participativo para distribuição de emendas, Amom rebateu críticas e convidou jovens a participação política (Foto/Divulgação)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
Itacoatiara/AM – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) esteve presente no município de Itacoatiara neste sábado (05) para o evento Educação e Diálogo: O Parlamento em Foco, promovido pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante a cerimônia, que integra o projeto Atlas: Mapeando Dificuldades e Integrando a Comunidade na Universidade, o parlamentar fez entrega simbólica de R$ 751 mil em recursos destinados a fortalecer a educação local e a conexão entre a universidade e as escolas de ensino básico.
Em seu discurso, o deputado não economizou nas palavras ao destacar os impactos das emendas orçamentárias e a importância da transparência no uso dos recursos públicos. “Muita gente acha que a universidade é um local onde as pessoas vão e não trazem benefícios reais para a vida da população. Ao investir quase R$ 800 mil no projeto Atlas da UFAM, estamos beneficiando centenas de famílias em Itacoatiara, ajudando a levar educação de qualidade, reforçar índices educacionais e transformar a vida dessas pessoas”, afirmou o parlamentar, que também ressaltou a relevância do investimento para o futuro da cidade.
Amom Mandel aproveitou para criticar aqueles que tentam descreditar as ações de seu gabinete. “Por muito tempo, adversários nos atacaram dizendo que essas emendas não vão para canto nenhum. Se não vão, quem são essas pessoas? Precisamos da Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional, de pessoas sérias para tirar quem não deveria estar”, afirmou, apontando a necessidade de renovação política para garantir que recursos cheguem onde são mais necessários.
O deputado também lembrou que este é o único mandato no Amazonas que proporciona aos cidadãos a oportunidade de decidir, por meio de votação popular, para onde os recursos públicos devem ser destinados. “Este é o único mandato no Amazonas inteiro que dá a oportunidade de vocês, jovens, pais, professores escolherem, de maneira democrática, onde os recursos serão aplicados. Isso é democracia de verdade”, disse.
Durante o evento, o deputado fez a entrega simbólica de um cheque, representando as emendas orçamentárias alocadas para o projeto Atlas, que visa fortalecer a parceria entre a UFAM e as escolas de Itacoatiara. Na ocasião, Amom também realizou a entrega de cartas escritas a punho aos alunos. Os manuscritos, com uma mensagem de incentivo aos jovens, foram feitos durante as viagens do congressista entre Brasília e Manaus.
Impacto do Projeto Atlas
A coordenadora da emenda parlamentar, professora Dra. Rute Holanda Lopes, detalhou a aplicação dos recursos, que foram divididos entre bolsas de estudo para alunos da graduação, equipamentos para atividades práticas, além de itens que serão compartilhados com a comunidade. O investimento, segundo ela, contempla bolsas de estudo para alunos e professores da instituição, aquisição de materiais e equipamentos para a melhoria das atividades acadêmicas, além de beneficiar mais de 300 alunos do ensino fundamental e médio da cidade.
“Esse projeto foi extremamente importante. Ele beneficiou mais de 20 alunos da graduação, principalmente das licenciaturas em Matemática, Química e Biologia, além de alunos de Engenharia de Produção. Também tivemos cinco mestrandos como tutores e seis coordenadores para trabalhar com mais de 300 alunos do ensino fundamental e médio de Itacoatiara”, destacou a professora.
O projeto Atlas visa estreitar a conexão entre a UFAM e as escolas da região, oferecendo aos alunos do ensino básico oportunidades práticas de aprendizado e envolvendo-os diretamente com a universidade. Além disso, a UFAM tem feito visitas às escolas para alcançar aqueles estudantes que não puderam participar diretamente das atividades.
Investimentos
Os recursos também foram utilizados na compra de equipamentos como notebooks, desktops, ar-condicionados, geladeiras, cadeiras, impressoras, armários e televisores. Esses itens serão fundamentais para melhorar a infraestrutura das atividades educacionais e oferecer melhores condições de ensino para alunos e professores.
O deputado Amom Mandel ainda adiantou que está sendo estudada a separação do edital de emendas para Manaus e para os municípios do interior, com o objetivo de proporcionar uma distribuição mais equitativa dos recursos em todo o Amazonas.
Participação Democrática
O deputado finalizou seu discurso incentivando a população local a participar ativamente da política. “Disponibilizem-se a entrar na política ou a participar dela indiretamente. Precisamos, dentro da Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional e das câmaras municipais, de pessoas como vocês, jovens, que sabem o que é participar de um projeto sério para combater a esculhambação e tirar quem não deveria estar”, concluiu Mandel, reforçando a importância do engajamento cidadão para promover mudanças políticas significativas.
Com esses investimentos, o deputado Amom Mandel reafirma seu compromisso com a educação e com o desenvolvimento do Amazonas, destacando a transparência e o impacto positivo de suas ações em benefício da população.