Após denúncia sobre ratos em hospital, prefeitura diz que monitora refeições e descarta animais nos alimentos

Segundo a prefeitura, a funcionária que compartilhou o vídeo e sua equipe não foram exoneradas

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

Em meio à repercussão da denúncia que aponta a possível presença de ratos na cozinha do Hospital Regional José Mendes, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviou uma nota ao portal esclarecendo que monitora as refeições da unidade hospitalar e descartou a presença de animais nos alimentos. Segundo o comunicado, o hospital mantém suas dependências higienizadas e já realizou serviços de desinfecção e sanitização para controle de pragas.

A nota foi enviada após uma denúncia feita por funcionários do hospital de Itacoatiara desencadear uma onda de preocupação entre os moradores nessa sexta-feira, 17, por conta de um vídeo divulgado nas redes sociais alegar a presença de ratos na cozinha da unidade. A gravação mostra uma funcionária relatando que teria visto um rato transitando sobre carnes que estavam em uma pia.

No vídeo, a funcionária narra o momento em que o animal teria saído de uma sacola contendo carne destinada à alimentação dos pacientes. “O rato saiu daqui da proteína. Olha o que ele fez, esse buraco aberto é porque ele tava aqui dentro. Quando ele viu a luz, ele veio correndo e varou aqui”, afirma, apontando para o ralo da pia.

PREOCUPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

A reportagem do portal O Login da Notícia teve acesso a mensagens de um grupo de WhatsApp, supostamente formado por funcionários da cozinha do HRJM. Em uma das conversas, um dos servidores expressa preocupação com a possibilidade de contaminação dos alimentos. “Deve ter andado pelo frango e mijado. Isso é muito perigoso e sério”, escreveu um integrante do grupo.

Veja aqui:

REAÇÃO DA POPULAÇÃO

A denúncia gerou indignação entre os moradores de Itacoatiara. Muitos criticaram a falta de controle sanitário no hospital e cobraram ações imediatas para garantir a segurança alimentar dos pacientes. “Isso é um descaso. Como pode acontecer uma coisa dessas em um hospital?”, questionou uma moradora.

Ratos são conhecidos transmissores de doenças graves, como leptospirose, hantavirose e salmonelose. O consumo de alimentos contaminados por fezes ou urina desses animais pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para pacientes internados.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

Diante da repercussão, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviou uma nota ao portal O Login da Notícia esclarecendo que o vídeo possui “caráter simulado”.

A Prefeitura também afirmou que as refeições servidas no hospital são monitoradas e garantiu que “em nenhum momento houve a presença de qualquer animal nos alimentos destinados à alimentação”. Além disso, negou a exoneração da funcionária responsável pela gravação e de sua equipe.

No entanto, o comunicado não especifica como o vídeo foi produzido nem detalha se alguma investigação interna foi conduzida para verificar a denúncia.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

“A Prefeitura Municipal de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o suposto vídeo gravado no Hospital Regional José Mendes, veiculado nas redes sociais, tem caráter simulado. Ressalta-se que o Hospital, referência em média e alta complexidade, mantém suas dependências higienizadas e informa que já foi executado o serviço de desinfecção e sanitização, assegurando o controle de pragas na unidade.

As refeições oferecidas aos pacientes do Hospital são monitoradas, e em nenhum momento houve a presença de qualquer animal nos alimentos destinados à alimentação.

A Secretaria informa, ainda, que a funcionária que compartilhou o vídeo e sua equipe não foram exoneradas.

A Prefeitura repudia a divulgação de notícias falsas e a interpretação de terceiros sem a devida consulta aos canais oficiais da assessoria.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!