Após ser visto próximo a porto, Jacaré é morto em Itacoatiara; óbito teria sido causado por tiros

Um outro Jacaré também foi encontrado porto nas proximidades do município, boiando no rio Amazonas (Reprodução/Portal É Notícias)

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

Um jacaré de cerca de dois metros foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (13) em Itacoatiara, no Amazonas. O animal, que havia sido avistado no último fim de semana próximo ao porto antigo da cidade, teria sido morto com disparos de arma de fogo e teve seu corpo jogado no Rio Amazonas. Um outro jacaré, de pouco mais de um metro, também teve a vida ceifada.

A presença de um dos jacarés no porto antigo de Itacoatiara causou apreensão entre os moradores, que relataram temer pela segurança ao vê-lo nadando nas proximidades.

Apesar da preocupação da população, a morte do réptil gerou revolta entre os moradores locais que condenaram o ato de violência contra o animal. Segundo testemunhas, o corpo do jacaré apresentava buracos de tiros na cabeça, evidenciando que a morte foi causada por disparos de arma de fogo, segundo os repórteres Érito Costa, do portal É Notícia, e Josué Figueiredo, do portal do Jotta.

Equipes da Marinha do Brasil estiveram no local onde o corpo do jacaré foi encontrado. No entanto, até o momento, não há informações sobre o autor do crime ou as circunstâncias exatas em que os disparos ocorreram.

Crime ambiental e repercussão

A morte de jacarés é considerada crime ambiental no Brasil, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A legislação protege a fauna brasileira, proibindo a caça, captura ou morte de animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes. Os responsáveis, quando identificados, podem ser multados e condenados a penas de até um ano de detenção.

O Login da Notícia entrou em contato com a Marinha do Brasil, por meio do 9º Distrito Naval, e solicitou posicionamento sobre o caso. Até a publicação, sem retorno.

Veja vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!