Cota da água no maior rio do mundo não desceu nem subiu nas últimas 24 horas, segundo dados do CPRM (Foto: Fernando Nelson)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O nível do Rio Amazonas estabilizou pela primeira vez desde o início da estiagem histórica em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo dados da régua de medição do Serviço Geológico do Brasil – CRPM, a cota da água no maior rio do mundo não desceu nem subiu nas últimas 24 horas e estabilizou em – 0,11 cm (11 centímetros negativos).
Veja também: Em Itacoatiara, nível do Rio Amazonas desce ainda mais e chega a 0,04 cm, a maior estiagem de todos os tempos
Desde o início da seca, em 16 de junho desde ano, o Rio Amazonas já desceu 12,24 metros e ainda não havia apresentado uma estagnação, segundo os observadores da estiagem que realizam a medição do nível da água.
“É um bom sinal, pois é a primeira estabilização”, destacou um dos observadores ao Login da Notícia. A medição é feita diariamente por meio de uma régua instalada nas margens do Rio Amazonas.
Seca histórica
Pelo segundo ano seguido, Itacoatiara viu o Rio Amazonas bater o recorde de pior estiagem. A maior seca anterior havia sido registrada em 26 de outubro de 2023, quando a cota da água chegou a 0,36 centímetros. Este ano, a marca foi batida em 4 de outubro, quando chegou a 0,28 centímetros.
Desde então, o Rio Amazonas continuou a descer até esse domingo, 13, quando parou em 0,11 centímetros negativos (-0,11cm).