Em 1683, com a instalação de uma cruz para celebrar uma missa, o padre Jódoco Perez marcou a primeira data histórica itacoatiarense (Bruno Pacheco/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A terra da Pedra Pintada e da Canção, Itacoatiara celebra neste domingo, 8 de setembro, 341 anos de fundação do núcleo que deu origem ao município, localizado nas margens do Rio Amazonas e a 270 quilômetros da capital Manaus. Em 1683, com a instalação de uma cruz para celebrar uma missa, o padre Jódoco Perez marcou a primeira data histórica itacoatiarense.
Defendida pelo escritor e historiador renomado Francisco Gomes da Silva, a fundação do núcleo embrionário de Itacoatiara há 341 anos está descrita no livro, de sua autoria, “Fundação de Itacoatiara”, que destaca a história da povoação que deu origem à cidade.
“Jódoco Perez mandou erigir uma cruz, celebrou missa e, perante toda a gentilidade, fundou o núcleo embrionário da cidade que haveria de vir. Era Dia de Nossa Senhora da Luz e marcaria a primeira data histórica fundamental na vida cristã e civilizada de Itacoatiara”, descreve o escritor Francisco Gomes, no livro Fundação de Itacoatiara.
Elevação
O núcleo originário só foi elevado à Vila, com o nome português de Serpa, em 1º de janeiro de 1759, quando o município passou a ser reconhecido como Vila de Serpa (antes de ser Itacoatiara), ainda segundo o estudo do historiador Francisco Gomes.
A elevação da Vila de Serpa à categoria de Cidade com o nome “Itacoatiara” aconteceu em 25 de abril de 1874, quando Itacoatiara ganhou Independência Política Municipal, a emancipação. Com origem no Tupi-Guarani (Itakwatiara ou Itaquatiara), o nome é formado pelas palavras “itá”, que significa pedra, e “coatiara”, que é traduzido como pintado, gravado, escrito ou esculpido.
O nome também lembra o Sítio Arqueológico do Jauarí, onde foi descoberta a Pedra Pintada, um dos símbolos de Itacoatiara e onde existem pedras pintadas, polidas ou riscadas pelos antepassados que viveram na cidade.
Cronologia segundo o livro FUNDAÇÃO DE ITACOATIARA, do escritor Francisco Gomes da Silva:
– Em 8 de setembro de 1683, o padre Jódoco Perez fundou o núcleo embrionário de Itacoatiara.
– Em 1759 é elevada à Vila de Serpa.
– Em 25 de abril de 1874 é elevada de Vila de Serpa à categoria Cidade de Itacoatiara.