Simboliza o ‘renascimento’, a identidade visual e tema do Festival da Canção de Itacoatiara 2024 é de autoria do artista Edgar Alecrim (Divulgação)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O “renascimento” simbolizado na identidade visual e no tema do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) 2024. De autoria do artista Edgar Alecrim, a arte traz a clave de sol reconstruída, em tons de sol e ouro, com o pôr-do-sol ao fundo. Destacado pelo evento como a “primavera de um novo momento”, a 39ª edição do festival resgata o cuidado com o meio ambiente e com as futuras gerações em um momento em que o mundo vive as consequências das mudanças climáticas.
Veja também: Fecani 2024: AIRMA publica programação do 39° Festival da Canção de Itacoatiara
Assim como em edições anteriores, o Fecani 2024 aborda sobre a importância de preservar o meio ambiente e todo o planeta Terra e, ainda, da responsabilidade com a raça humana e, essencialmente, com as crianças. A edição deste ano também chama a atenção para o replantio de áreas degradadas e a proteção das nascentes de água doce no planeta.
“Vamos replantar as áreas degradadas, proteger as nascentes de água doce e implementar ações eco-econômicas para o desenvolvimento das comunidades. Com uma educação inclusiva, solidária e mantendo sempre a sustentabilidade do planeta”, diz trecho da mensagem do Fecani 2024.
Origem
Criado pelo artista plástico Edgar Alecrim, a clave de sol do Fecani vem sendo reconstruída a cada edição do evento e trazendo inovações, chamando ainda a atenção para temas importantes do meio ambiente com a flor que representa a Amazônia.
“Quando eu criei essa clave de sol, a Professora Therezinha colocou o simbolismo desta flor como uma parabólica, que jogava para o infinito e retornava para o mundo todo, através do satélite. A flor simboliza a natura, a Amazônia”, destacou Edgar Alecrim, ao Login da Notícia.
Este ano, Edgar também montou a identidade visual do Fecani com elementos essenciais para representar o município de Itacoatiara. O brilho, a cor e a imagem ao fundo da clave de sol trazem o pôr-do-sol da cidade são destaques.
“A clave de sol deste ano, eu fiz estudando o sol de Itacoatiara, que eu acho um dos mais belos do mundo e que está representado na arte, se você olhar a clave de sol ao fundo [está o pôr-do-sol de Itacoatiara]”, destacou Edgar Alecrim.
Veja a arte: