VÍDEO: Ribeirinho salva boto diante da seca severa no Rio Madeira, na Amazônia

Amazônia boto

Boto ‘Tucuxi’ estava encalhado em um local de lama quando foi encontrado pelo homem (Reprodução)

Da Redação – Portal O Login da Notícia

Em mais um vídeo que circula na internet, demonstrando a gravidade da seca nos rios da Amazônia, um boto da espécie ‘Tucuxi’ é salvo por um ribeirinho diante da estiagem do Rio Madeira. O homem chega a carregar o animal no colo.

O boto estava agonizando na lama provocada pela seca. No vídeo, o homem, identificado como ‘Zé’ aparece correndo com o animal nas mãos até soltar ele correnteza. “Tentando salvar o botinho aqui, que estava morrendo no seco. O bichinho estava mole mole”, diz o amigo que gravou as imagens. “Vai pro fundo, Zé! Arruma um peixinho aí pra comer, pra merendar, porque tá feio, você tá muito fraco”, diz.

O Rio Madeira bateu em julho uma sequência de recordes de seca para o período, com níveis mínimos históricos. A água chegou a baixar a 2,45 metros no final do mês, o nível mais baixo já registrado em julho desde que o monitoramento passou a ser feito pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), há 57 anos.

Segundo o engenheiro hidrólogo e pesquisador em geociências pelo SGB, Marcus Suassuna, o Oceano Atlântico Norte está mais aquecido que o normal, e mais quente que o Atlântico Sul, ocasionando a severa do períodos de estiagem.

O Fenômeno El Niño também é um dos fatores, causando atrasos no início da estação chuvosa e enfraquecimento das chuvas iniciais do período.

(*) Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!