Objetivo é reconstruir apoios da ponte fixa e do berço do flutuante do porto (Paulo Ricardo/O Login)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A empresa Antonelly Construções e Serviços, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, iniciou nessa quinta-feira, 25, as operações da Obra Emergencial no Porto Antigo de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo o órgão, as estruturas da ponte já estavam comprometidas.
Por meio de um comunicado nesta sexta-feira, 26, a empresa informou que a obra contempla a execução de serviços emergenciais para a reconstrução dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário do porto mais antigo do município.
Veja também: ‘Porto antigo’ de Itacoatiara (AM) é interditado parcialmente após danos na estrutura de rampa
“Estas estruturas, que foram construídas nos anos 70, estão muito comprometidas devido à oxidação e ações do tempo, necessitando de substituição total para garantia da segurança física do patrimônio público, de seus usuários, mercadorias transportadas e até das embarcações que utilizam o sistema”, destacou a empresa, no documento.
Nesta primeira fase, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de julho, a empresa comunicou que será feita a desmontagem do conjunto naval (pontes) para que os serviços de melhorias possam ser executados na estrutura de apoio e arredores do IP4.
“Esta etapa inicial está em andamento com a mobilização dos maquinários pesados responsáveis pela remoção desses conjuntos que pesam cerca de 80 a 100 toneladas”, informou.
Operação
Com o intuito de minimizar o transtorno causado por esta operação, a Antonelly, no papel de operadora na manutenção e conservação da IP4, está viabilizando junto ao DNIT uma grande operação de instalação de uma balsa que servirá como porto provisório exclusivo para embarque e desembarque de passageiros durante o período de execução desta obra emergencial.
“Essa balsa será equipada e preparada com estruturas metálicas de sustentação, amarração das estruturas, sinalização, iluminação e alimentação elétrica, instalação de escadaria para oferecer maior segurança e conforto dos operadores e usuários do IP4. Trabalharemos focados para que a obra ocorra em consonâncias com às diretrizes definidas em projeto, para que no menor prazo possível, possamos entregar à Instalação Portuária em pleno funcionamento ao povo de Itacoatiara”, afirma a empresa.