Obras, entre inaugurações e reinaugurações, foram entregues nessa sexta-feira, 5, no último dia antes de restrições eleitorais entrarem em vigor (Paulo Ricardo/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Correndo contra o tempo, o prefeito Mário Abrahim (Republicanos) realizou a entrega de uma série de obras em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), nessa sexta-feira, 5, no último dia antes das restrições eleitorais entrarem em vigor. A partir deste sábado, 6, o gestor não pode mais comparecer a inaugurações de obras públicas.
Somente nessa sexta-feira, quatro eventos foram convocados pela prefeitura. As ações foram realizadas com a presença do prefeito Mário Abrahim e do deputado estadual Thiago Abrahim, além de vereadores da base.
Entre as obras entregues, estão um poço artesiano, localizado na comunidade Nova Jerusalém, na zona ribeirinha; e na zona urbana, a UBS Bernardino Dessimone, no Bairro Mamoud Amed; a praça da Caixa D´Água, no Colônia; e o Mercado Gesta Filho, no bairro Araújo Costa.
Os eventos aconteceram ao longo do dia e terminaram por volta de 22h, com a entrega do Mercado Gesta Filho, um dos mais tradicionais de Itacoatiara. Com isso, o prefeito não pode mais aparecer em entregas de obras.
Vedação
A proibição de aparição é uma das vedações do calendário eleitoral. A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, a partir de hoje começa a valer as proibições aos candidatos, especialmente, aos que ocupam cargos públicos.
A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. Segundo o prefeito Mário Abrahim, contudo, estão previstas ainda entregas de obras para os próximos meses em Itacoatiara, mas que tais eventos não vão contar com a presença dele.
“A gente respeita as leis, mas nossas entregas vão continuar sem a minha presença. Esse foi um compromisso que firmamos com a população”, salientou Mário Abrahim.