Boi-Bumbá trouxe para as três noites de festival o projeto “Cultura, o triunfo de um povo” (Arthur Castro/ Secom)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
PARINTINS (AM) – Com o projeto “Cultura, o triunfo de um povo“, o Boi-Bumbá Caprichoso foi consagrado o campeão do Festival Folclórico de Parintins 2024. Após apuração de notas realizada na tarde desta segunda-feira, 1º, no Bumbródromo do evento na Ilha da Magia, o ‘Touro Negro’ venceu o vermelho Garantido na 57ª edição do evento.
A contagem das notas foi realizada com a presença dos bumbás, e transmissão da TV A Crítica para todo o País. Os jurados avaliaram os 21 itens apresentados pelo Garantido e Caprichoso durante as três noites de apresentações.
Entre os itens, estão a Rainha do Folclore, o Boi-Bumbá, o Pajé, os Tuxauas, as Sinhazinhas, a Cunhã-Poranga (da ex-BBB Isabelle Nogueira), e outros que fazem parte do evento e enaltecem a cultura amazonense e brasileira.
As apresentações iniciaram na sexta-feira, 28, com o Caprichoso abrindo a noite e o Garantido encerrando. No sábado, o boi azul também foi o primeiro e o vermelho o segundo. Já na terceira e última noite, Garantido iniciou a festa e o Caprichoso finalizou. A ordem das exibições foi definida por sorteio.
Festival Folclórico de Parintins
O festival é realizado desde 1965 em Parintins, também conhecida como a Ilha Tupinambarana ou Ilha da Magia, no interior do Estado do Amazonas (a 366 quilômetros de Manaus). A festa é uma das maiores celebrações da cultura popular Brasileira e reconhecida internacionalmente.