Outros três policiais ainda estão foragidos (Divulgação)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
Uma operação deflagrada nesta sexta-feira, 14, pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) prendeu cinco policiais suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Manaus. Os mandados de prisão foram executados na manhã de hoje. O MPAM informou que três ainda estão foragidos.
Segundo o MPAM, a investigação teve início após a polícia ser informada que quatro policiais do Batatahão de Trânsito e quatro policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) estariam usando viaturas para transportar drogas.
Imagens gravadas no dia 17 de maio deste ano mostram os policiais carregando sacos com drogas, na Zona Sul de Manaus. De acordo com as investigações, uma parte desse carregamento foi colocado dentro de uma viatura e levado para a 2ª Cicom como material apreendido durante uma suposta operação.
Na delegacia, esses policiais informaram que a droga apreendida teria sido encontrada abandonada na Rua Ana Nogueira, no bairro Educandos, como aponta as investigações.
Ainda no mesmo dia, a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) recebeu uma denúncia de que policiais militares estariam retirando um carregamento de drogas, distribuídos em 16 sacos, de uma casa no bairro Educandos, conforme explicou o representante do MPAM.
Para constatar a veracidade da denúncia, uma equipe da Rocam foi enviada ao bairro Educandos, mas não encontrou nenhum entorpecente, apenas uma prensa hidráulica e caixas de armas vazias, sugerindo a prática de atividades criminosas no local.
Ao continuar com as investigações, a Rocam identificou que a suposta apreensão feita pelos PMs teria sido uma ocorrência falsa e que eles estariam diretamente envolvidos com o tráfico de drogas naquela localidade. O entorpecente apresentado na delegacia era apenas uma parte do carregamento e o restante teria sido desviado.
Ao todo, cinco policiais foram presos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Quatro deles foram detidos durante a ação no início da manhã desta sexta-feira (14), e um policial se entregou na sede do MPAM no fim desta manhã. Outros três suspeitos estão sendo procurados.
O MPAM informou ainda que segue com as investigações e o material apreendido está passando por análise.
Em nota, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) relatou que a corporação instaurou processo administrativo para apurar a conduta dos PMs, que também vão responder criminalmente pelos seus atos.
“A corporação ressalta seu compromisso com a sociedade e transparência em suas ações e que não compactua com quaisquer desvios de caráter e ilícitos cometidos por seus agentes”, escreveu.
(*) Com informações do G1 Amazonas