PL e PT juntos? Federação ouve Cabo Maciel, mas aguarda Mário Abrahim para definir futuro nas eleições em Itacoatiara

Uma estratégia considerada ‘impossível’ no âmbito federal, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, a união entre PT e PL está sendo estudada para as eleições 2024. A federação também aguarda propostas de outros pré-candidatos para definir eventual apoio (Reprodução)

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – PL e PT juntos: uma estratégia considerada ‘impossível’ no âmbito federal, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, a união entre PT e PL está sendo estudada para as eleições 2024. Nessa quarta-feira, 12, os pré-candidatos à prefeitura, Cabo Maciel (PL) e Profª Francelízia (PT) tiveram uma reunião, junto com a Federação “Brasil da Esperança” do PT, PV e PCdoB, para discutir a possível união entre as siglas.

O próprio deputado estadual foi pessoalmente até o diretório do PT, na Avenida Armindo Auzier, no bairro São Jorge, para apresentar as propostas que tem visando as eleições deste ano. A reunião, que contou com representantes da federação “Brasil da Esperança” no município, durou quase duas horas e aconteceu à portas fechadas.

Vale lembrar que o PL, em território nacional, é composto pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, maior líder da direita no País, principal opositor às ideologias da esquerda, crítico e adversário político do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderança máxima do PT.

Da esquerda para direita, Profª Francelízia, Cabo Maciel e Renata Tenório (Crédito: Portal do Jotta)

Em Itacoatiara, por outro lado, as siglas têm buscado caminhar com as próprias pernas. Segundo apurado pela reportagem, a principal meta de lideranças políticas do PT e PV é derrotar o prefeito Mário Abrahim (Republicanos) nestas eleições, já que as partes são contrárias às convicções do gestor.

Por outro lado, a vereadora Renata Tenório, presidente municipal do PCdoB e da federação em Itacoatiara e um dos principais nomes da base eleitoral do prefeito, afirma que o Brasil da Esperança ainda “aguarda proposta” de Mário Abrahim. Ainda segundo a parlamentar, a federação “apenas ouviu a proposta do pré-candidato Cabo Maciel e não tem nada definido” sobre apoios futuros.

Alinhando

Nas redes sociais, a vereadora Renata Tenório confirmou a realização da reunião com Cabo Maciel e também declarou que a federação aguarda novas propostas de outros pré-candidatos para dar encaminhamentos, até sábado, para a federação estadual.

“Reunimos com os partidos da federação na noite de hoje, para ouvir o pré-candidato a prefeito de Itacoatiara Sr. Maciel, registramos em Ata todas as propostas que o mesmo fez para a federação. Aguardamos as demais propostas, para no sábado dar os encaminhamentos para a Estadual da Federação. Seguimos alinhando”, escreveu Renata Tenório, no Instagram.

Brasil da Esperança

A federação Brasil da Esperança em Itacoatiara tem intensificado, desde janeiro deste ano, as articulações para as eleições 2024. A expectativa era que os partidos que compõem a federação lançassem, cada um, um nome para a disputa majoritária no pleito deste ano, mas apenas o PT e o PV haviam feito.

O PT havia lançado o nome da Profª Francelízia. O PV anunciou vereador Arnoud Lucas, mas o parlamentar deixou a sigla e agora é pré-candidato a prefeito pelo Podemos. Já pelo PCdoB, Renata Tenório havia se colocado à disposição. Agora, a federação tenta colocar esperança em novos nomes.

*Publicada em parceria com o portal Redação Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!