Uma estratégia considerada ‘impossível’ no âmbito federal, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, a união entre PT e PL está sendo estudada para as eleições 2024. A federação também aguarda propostas de outros pré-candidatos para definir eventual apoio (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – PL e PT juntos: uma estratégia considerada ‘impossível’ no âmbito federal, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, a união entre PT e PL está sendo estudada para as eleições 2024. Nessa quarta-feira, 12, os pré-candidatos à prefeitura, Cabo Maciel (PL) e Profª Francelízia (PT) tiveram uma reunião, junto com a Federação “Brasil da Esperança” do PT, PV e PCdoB, para discutir a possível união entre as siglas.
O próprio deputado estadual foi pessoalmente até o diretório do PT, na Avenida Armindo Auzier, no bairro São Jorge, para apresentar as propostas que tem visando as eleições deste ano. A reunião, que contou com representantes da federação “Brasil da Esperança” no município, durou quase duas horas e aconteceu à portas fechadas.
Vale lembrar que o PL, em território nacional, é composto pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, maior líder da direita no País, principal opositor às ideologias da esquerda, crítico e adversário político do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderança máxima do PT.
Em Itacoatiara, por outro lado, as siglas têm buscado caminhar com as próprias pernas. Segundo apurado pela reportagem, a principal meta de lideranças políticas do PT e PV é derrotar o prefeito Mário Abrahim (Republicanos) nestas eleições, já que as partes são contrárias às convicções do gestor.
Por outro lado, a vereadora Renata Tenório, presidente municipal do PCdoB e da federação em Itacoatiara e um dos principais nomes da base eleitoral do prefeito, afirma que o Brasil da Esperança ainda “aguarda proposta” de Mário Abrahim. Ainda segundo a parlamentar, a federação “apenas ouviu a proposta do pré-candidato Cabo Maciel e não tem nada definido” sobre apoios futuros.
Alinhando
Nas redes sociais, a vereadora Renata Tenório confirmou a realização da reunião com Cabo Maciel e também declarou que a federação aguarda novas propostas de outros pré-candidatos para dar encaminhamentos, até sábado, para a federação estadual.
“Reunimos com os partidos da federação na noite de hoje, para ouvir o pré-candidato a prefeito de Itacoatiara Sr. Maciel, registramos em Ata todas as propostas que o mesmo fez para a federação. Aguardamos as demais propostas, para no sábado dar os encaminhamentos para a Estadual da Federação. Seguimos alinhando”, escreveu Renata Tenório, no Instagram.
Brasil da Esperança
A federação Brasil da Esperança em Itacoatiara tem intensificado, desde janeiro deste ano, as articulações para as eleições 2024. A expectativa era que os partidos que compõem a federação lançassem, cada um, um nome para a disputa majoritária no pleito deste ano, mas apenas o PT e o PV haviam feito.
O PT havia lançado o nome da Profª Francelízia. O PV anunciou vereador Arnoud Lucas, mas o parlamentar deixou a sigla e agora é pré-candidato a prefeito pelo Podemos. Já pelo PCdoB, Renata Tenório havia se colocado à disposição. Agora, a federação tenta colocar esperança em novos nomes.
*Publicada em parceria com o portal Redação Amazônia