Documento também afirma que a pavimentação é ambientalmente sustentável (Divulgação/Dnit)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
MANAUS – O governador Wilson Lima (UB) divulgou, na manhã desta terça-feira, 11, o relatório sobre a pavimentação da BR-319, estrada que liga Manaus a Porto Velho. De acordo com a publicação, a obra na via é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável.
“Acabo de conversar ao telefone com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que entrega hoje o relatório que aponta que a repavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. Parabenizo o grupo de trabalho pelo relatório e coloco o Estado à disposição para agilizar esse processo no que for necessário. A BR-319 é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil. Vamos pra cima!”, declarou o governador.
A obra é vem sendo debatida há décadas para tirar o Amazonas do isolamento terrestre do restante do Brasil. O investimento estimado em R$ 2 bilhões na pavimentação. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, o relatório também vai apontar maneiras de garantir a preservação ambiental ao longo da via, que corta os estados do Amazonas e Rondônia.
Entre as soluções apontadas para garantir a preservação, está o cercamento de 500 quilômetros do “trecho do meio”, o monitoramento da via e a instalação de 172 passagens para que os animais atravessem a rodovia com segurança.
BR-319
A pavimentação da BR-319 é defendida pelo governador Wilson Lima e por políticos da bancada amazonense. A rodovia federal, contudo, vem sofrendo diversos impasses ao longo dos anos que impediram o início das obras.