O gráfico revela a ‘mancha’ de inundação do RS sobre as 10 maiores capitais do Brasil (Reprodução)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
MANAUS – Uma projeção do jornal O Globo, divulgada nesta quarta-feira, 8, mostrou como seria Manaus (AM) se a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul fosse no Rio Negro. O gráfico revela a ‘mancha’ de inundação do RS sobre as 10 maiores capitais do Brasil.
Veja também: Prelazia de Itacoatiara (AM) promove campanha em apoio aos afetados pelas enchentes no Sul do país
Segundo a projeção, feita com fotografias de satélites, a enchente atingiria praticamente toda a zona Oeste de Manaus, na região da Ponta Negra, além de parte do Centro e toda a zona Sul da capital amazonense, na região do Distrito Industrial.
A enchente mais catastrófica do Rio Grande do Sul da história já deixa 95 mortes confirmadas, segundo o último balanço da Defesa Civil dessa terça. Ao todo, há 131 desaparecidos, 372 pessoas feridas e 401 municípios afetados.
Segundo a Urbideias e a Versa, esses mapas apresentam um comparativo de extensão de área afetada, não sendo um mapeamento de áreas inundáveis nas cidades e tampouco de equivalência de população afetada, “uma vez que topografia e densidade demográfica variam de cidade para cidade”. Os mapas consideram a Região Metropolitana de Porto Alegre, sem considerar todo Vale do Taquari e norte do estado. Os dados usados são do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.
.
Confira mais em O Globo.