Ao todo, 12 bombeiros atuaram para fazer o resgate e atendimento dos dois trabalhadores atingidos
Da Redação – Portal O Login da Notícia
Com trabalho técnico minucioso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgataram com vida, na manhã desta terça-feira (12/03), dois trabalhadores, que ficaram soterrados durante um desbarrancamento no canteiro de obra de uma empresa privada no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus. Ao todo, 12 bombeiros e quatro viaturas foram deslocadas para o local da ocorrência.
De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o acionamento ocorreu por volta das 10h30 e, imediatamente, foram enviadas equipes de salvamento e resgate para o local do acidente. Para a ocorrência, também foram acionadas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O desbarrancamento na obra atingiu dois trabalhadores. Uma das vítimas foi logo retirada pelos bombeiros e conduzida pelo Samu para uma unidade hospitalar. No entanto, a segunda vítima foi mais atingida, ficando com o corpo totalmente soterrado. As equipes do CBMAM constataram que o homem estava consciente e fizeram uma abertura para que ele conseguisse respirar enquanto escavavam”, relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Após a retirada do segundo trabalhador, que esteve consciente durante toda a operação de resgate, ele foi estabilizado em prancha rígida e recebeu atendimento pré-hospitalar. Na sequência, foi encaminhado pela equipe do Samu para receber atendimento médico em uma unidade hospitalar.
Nota
Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), informou que está atuando no local do soterramento com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas motolâncias.
As equipes do Samu aguardam o resgate dos profissionais do Corpo de Bombeiros para realizar a remoção da(s) vítima(s) do acidente até as unidades de saúde mais próximas.
O Implurb acionou uma equipe de fiscalização para ir ao local da ocorrência, já em deslocamento, para verificar a situação no canteiro de obras.