Segundo o MP-AM, Ney Nobre tentou comprar a colega petista para que ela votasse a favor da cassação de Robson Siqueira, em 2021 (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ofereceu denúncia contra o vereador Jucinei Freire (MDB), mais conhecido como Ney Nobre, por corrupção passiva ao tentar ‘comprar’ por R$ 10 mil a vereadora Maria Francelicia (PT), em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo órgão ministerial, o caso aconteceu em 2021, com o mdbista oferecendo o “acesso livre à prefeitura” da cidade, solicitando como vantagem indevida que a colega petista votasse a favor da cassação do parlamentar Robson Siqueira, cujo processo ela era a relatora.
De acordo com o MP-AM, no dia 20/09/2021, um assessor da vereadora recebeu uma ligação de Ney Nobre, na qual foi oferecida a vantagem financeira e marcado um encontro entre os políticos para que o parlamentar fizesse a proposta pessoalmente. Na época dos fatos, Robson Siqueira fazia oposição ao Chefe do Executivo, o prefeito Mário Abrahim (PSC), e foi alvo de cassação.
“O encontro entre a vítima e o acusado fora presenciado pelo assessor da mesma, bem como fora juntada a gravação de áudio, além das imagens capturadas do aplicativo de mensagens que demonstram as evidências do crime perpetrado. Fora tudo isso, o réu ainda teria tentado uma manobra política, que teria resultado na troca de relatoria por parte da Presidência da Casa Legislativa”, diz trecho da denúncia.
“Por fim, a cassação solicitada como vantagem indevida teria sido obtida, mesmo tendo a Vereadora Maria Francelizia denunciado a conduta ilícita do requerido. Nos autos investigatórios, o mesmo foi ouvido, negando a prática criminosa”, continuou o MP-AM.
CASSAÇÃO EM 2022
Em 2022, durante a 105ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Itacoatiara, um pedido de cassação do mandato de Ney Nobre chegou a ser arquivado pelos vereadores. O motivo foi o mesmo da denúncia do Ministério Público: o parlamentar foi acusado de oferecer propina no valor de R $10.000 em troca de votos para cassar o então vereador Robson Siqueira (PV).
Em sessão conturbada, oito de 17 vereadores votaram sim para o arquivamento. Confira abaixo a lista de parlamentares que votaram contra e a favor da denúncia.
SIM AO ARQUIVAMENTO
DANIEL MENDONÇA
NEGUINHO DA Z-13
NEY NOBRE
MARCOS RODRIGUES
RENATA TENORIO
RICHARDSON ARANHA
TOTTY ADIEL
WEMERSON BARRIGA
NÃO AO ARQUIVAMENTO
ARNOUD LUCAS
ARIALDO GUIMARÃES
MARIA FRANCELIZA
ROBSON SIQUEIRA
AUSENTE
BIB BARBOSA
SHEILA MOREIRA
GUTEMBERG BRITO
Veja a denúncia do MP-AM na íntegra: