Entrega busca reforçar o suporte às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade (Bruno Pacheco/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Itacoatiara realizou, nesta quarta-feira, 21, a cerimônia de entrega de uma viatura e uma sala para o Programa Ronda Maria da Penha no município. O automóvel com o novo espaço para recebimento de denúncias busca reforçar o suporte às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.
A solenidade de entrega aconteceu na sede do Batalhão, na rua Benjamin Constan, bairro Santo Antônio, e contou com a presença do comandante do 2º BPM, tenente-coronel Lima Júnior; da juíza Joseilda Pereira Bilio, diretora da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Itacoatiara; da coordenadora da Casa de Maria, Tânia Chantel, e da vereadora Maria Francelizia (PT).
“É uma inovação e um passo à frente que estamos dando no município de Itacoatiara. Vale salientar que estamos com mais de 60 policiais capacitados, treinados e preparados para esse tipo de policiamento, com três policiais trabalhando de segunda à sexta com essa ronda. Quem ganha com isso são as pessoas que estão passando por essas situações de vulnerabilidade”, destacou o comandante Lima Júnior.
Para Tânia Chantel, coordenadora da Casa de Maria, que é a primeira unidade de atendimento a mulheres vítimas de violência instalada no interior do Amazonas, a entrega da viatura e da sala é a garantia de segurança para as mulheres.
“É o momento em que o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, está garantindo a segurança de fato para que as mulheres não possam virar estatística. Nós, através da Polícia Especializada, estamos felizes com essa ação”, salientou Tânia Chantel.
A juíza Joseilda Pereira Bilio, titular da 3ª Vara da Comarca de Itacoatiara, comentou também da parceria do poder judiciário no combate aos casos de violência contra mulher e que, atualmente, Itacoatiara conta com uma Vara exclusiva para tratar desses crimes.
“O poder judiciário tem esse compromisso, tanto no preventivo quanto repreensivo também com relação a esse tipo de conduta”, frisou a magistrada.