Gerente de endemias afirma que é preciso de atenção para medidas de prevenção à dengue (Bruno Pacheco/O Login da Notícia)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, está infestado por larvas e depósitos de dengue nas residências, segundo informou nesta terça-feira, 30, o gerente de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, Elielton de Macedo. A situação na cidade, por outro lado, é de controle e é preciso de atenção para medidas de prevenção.
“A dengue está controlada em Itacoatiara, no quesito das arboviroses, mas é um município infestado, que é onde os nossos agentes de endemias encontram larvas e depósitos nas residências. […] Até este momento, nós estamos com mais de 70 casos notificados (pessoas suspeitas), sendo 50 casos já encerrados negativos e 20 aguardando resultado”, destacou.
Nesta terça-feira, diversos bairros do município estão recebendo visitas de agentes de endemias da prefeitura, que estão realizando inspeção e a borrificação das casas, afim de eliminar os mosquitos e larvas transmissores da doença.
“O município está muito tranquilo, não está tendo surto de dengue. Mas queremos reforçar a divulgação para pedir a colaboração dos moradores quanto à higienização do ambiente, manejo dos hospitais, tratamento de água. Não deixem água parada descoberta, porque é um potencial criadouro do mosquito {Aedys aegypti]”