A ação contou com a Polícia Civil do município, coordenada pelo delegado Lázaro Mendes (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
Na primeira semana de operação, a Base Fluvial Paulo Pinto Nery apreendeu, entre essa segunda-feira (15) e esta terça-feira, 15, embarcações com combustíveis de origem ilegal nas proximidades de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). A ação contou com a Polícia Civil do município, coordenada pelo delegado Lázaro Mendes.
A primeira apreensão ocorreu ainda na noite dessa segunda-feira. Reservatórios de combustíveis e bombas de drenagem foram destruídos. A outra embarcação foi apreendida na manhã de hoje, na “Boca do Siripá”.
A Base Fluvial começou as operações na noite da última sexta-feira, 15, quando foi deslocada para operação no Rio Madeira. A unidade vai ficar localizada nas proximidades de Itacoatiara, de onde vai abranger áreas como Itacoatiara, Urucurituba, Maués, Autazes, Borba, Nova Olinda do Norte, além de Parintins e todos os municípios do rio Madeira.
A base fluvial vai atuar em conjunto com outras três unidades, a Arpão 1 e 2 e a Tiradentes, que já entraram em operação nos rios Solimões, Negro com Rio Branco e o alto Solimões, respectivamente.
Todas as bases atuam no combate aos crimes como o narcotráfico, biopirataria, extração ilegal de madeira, de areia, seixo, ouro, dentre outros.
Para isso, a Base Paulo Pinto Nery, assim como as demais unidades, contam com efetivos integrados da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), além do apoio da Marinha do Brasil e da Força Nacional.