Internos tacaram fogo em colchões por conta de uma proibição de visitação de familiares (Bruno Pacheco/O Login)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Uma rebelião de detentos foi registrada, na manhã desta terça-feira, 9, na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), na estrada AM-010, no interior do Amazonas. Os internos tacaram fogo em colchões e disparos de contenção chegaram a ser ouvidos. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE).
O tumulto começou por volta de 10h. A não permissão da visitação de algumas pessoas aos presos motivou a confusão. Familiares dos internos ficaram desesperados ao ouvir os disparos e perceber a fumaça no presídio.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para conter as chamas e cerca de 8 viaturas da Polícia Militar (PM) também estiveram no local. Não há informações sobre feridos.
Veja a nota da SSP na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informa que registrou na manhã desta terça-feira (09/01), uma ocorrência pontual envolvendo internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI).
Policiais militares do 2º Batalhão de Itacoatiara foram acionados de pronto para conter a ocorrência, bem como um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão.
A Seap esclarece que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias.”