Em um dos pavilhões, as grades foram retiradas pelos presos, que tacaram fogo em colchões (Reprodução)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A rebelião feita por detentos nesta terça-feira, 9, na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), a 270 quilômetros de Manaus, deixou salas e paredes do presídio destruídas. Imagens obtidas pelo Login mostram os espaços queimados e quebrados. Em um dos pavilhões, as grades foram retiradas pelos presos.
Os internos fizeram a rebelião após a suspensão da visitação de familiares. A medida deixou presos e os visitantes revoltados. Por volta de 10h, um tumulto na UPI iniciou e logo a confusão tomou conta dos ânimos.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE).
A Seap esclareceu ainda que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias do caso.
Entenda
A UPI fica localizada na estrada AM-010, zona rural de Itacoatiara. Segundo familiares dos detentos, a visitação aos presos só acontece a cada 15 dias. Nesta terça, era a vez do pavilhão B receber as visitas, mas a não permissão da visitação de algumas pessoas aos presos motivou a confusão.
Os internos tacaram fogo em colchões e disparos de contenção chegaram a ser ouvidos. Familiares dos presos ficaram desesperados ao ouvir os disparos e perceber a fumaça no presídio.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para conter as chamas e cerca de 8 viaturas da Polícia Militar (PM) também estiveram no local. Por volta de 13h, a equipe do Batalhão de Choque e COE chegou para reforçar o policiamento.