Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal de Itacoatiara (Simpemi) se reuniu nesta quinta-feira, 21, com a secretaria de Educação da prefeitura para tratar sobre o reajuste de 14,95% no piso salarial da categoria e outros direitos. Em 2023, os professores não receberam o benefício. Para explicar à classe o que foi discutido, o Simpemi convocou uma mega audiência para esta sexta-feira, 22, a partir das 16h, no Clube Cabos e Soldados.
Saiba mais: Sindicato entra na Justiça para prefeitura de Itacoatiara (AM) pagar reajuste do piso salarial de professores
“Esperamos que a categoria compareça. Iremos, além de falar o que a secretária nos passou, iremos discutir também algumas ações que o Sindicato vai impetrar na Justiça acerca dos direitos dos nossos sindicalizados”, destacou o advogado Leandro Negreiros, assessor jurídico do Simpemi.
O reajuste salarial é a principal reivindicação dos professores, que esperam o cumprimento da portaria N° 17, publicada em janeiro deste ano pelo MEC, em que o governo federal estabelece o reajuste de 14,95% no piso salarial da categoria em todo o País. Desde o período, o valor ainda não foi repassado para os profissionais da educação de Itacoatiara.
“Foi um ano bastante sofrido pelos profissionais da Educação, para todos os servidores públicos e não somente da nossa categoria. Estamos levando algumas demandas para tentar amenizar um pouco o sofrimento dos servidores e professores”, salientou a professora Valdenice Furtado, presidente do Simpemi.