Avião transportava 47 quilos em barras de ouro, avaliado em R$ 15 milhões (Divulgação/PF)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – A maior apreensão de ouro extraído de garimpo ilegal da história do Amazonas teve carga, com 47 kg em barras de ouro, passando por Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo a Polícia Federal, o carregamento avaliado em R$ 15 milhões e grau de pureza superior a 90% foi encontrado com dois homens no domingo, 10, em Manaus, após um pouso de uma aeronave de pequeno porte no Aeroclube. O avião havia passado por três cidades, entre eles, a itacoatiarense.
A apreensão foi da Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar. De acordo com a PF, a aeronave, que já transportava as barras de ouro, saiu de Itaituba, no Estado do Pará, e fez uma rápida para no aeroporto de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus. Não há informações sobre o motivo da passagem pela cidade.
Após Itacoatiara, o avião seguiu para Manaus, onde pousou no Aeroclube do Amazonas, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital. Segundo o G1, o ouro foi colocado em um carro modelo Gol, cujo veículo acabou sendo atacado por um grupo armado que estava em automóvel modelo Doblò e tentou roubar o carregamento.
A equipe da Rocam soube do caso após receber denúncia de um assalto em andamento em uma área de classe média alta, na Avenida Nilton Lins, em que houve um tiroteio entre os dois veículos. Ao chegar no local, no entanto, os atiradores já tinham fugido e abandonado o Doblò. Já os dois homens, que estavam no Gol com as barras de ouro, foram presos e levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.
As informações são do G1 e da PF