Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Com a presença de apenas quatro vereadores, uma audiência pública na Câmara Municipal de Itacoatiara, no interior do Amazonas, discute nesta sexta-feira, 17, o Plano de Trabalho Emergencial apresentado pela prefeitura para oferecer assistência às comunidades afetadas pela estiagem severa, seca e queimadas que têm atingido a região.
A reunião conta apenas com a participação do secretário da Defesa Civil de Itacoatiara, Hekney Rebouças, o bispo Dom José Ionilton, o presidente da CMI, Junior Galvão e os vereadores Richardson do Mutirão, Arnoud Lucas e Maria Francelizia, além de outros representantes da prefeitura e lideranças de comunidades afetadas pela seca.
A audiência iniciou por volta de 9h, no plenário da CMI, e é presidida pelo vereador Junior Galvão. A reunião tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as comunidades beneficiadas e os recursos financeiros envolvidos nas esferas municipal, estadual e federal.
Para o encontro, segundo o vereador Arnoud Lucas, todas as secretarias da prefeitura foram convidadas. Uma das pastas aguardadas era a do Meio Ambiente para que seja discutido ações contra queimadas e a fumaça que têm assolado a cidade desde outubro, mas apenas a equipe da Defesa Civil municipal apareceu.
Estiagem
Itacoatiara vem sendo atingida pela estiagem severa como todo o Estado. O município está em situação de emergência desde a metade de outubro deste ano.