Segundo o Ibama, o diesel marítimo estava sem nota fiscal e armazenado de forma irregular (Divulgação)
MANAUS – O Ibama informou nessa terça-feira, 31, que apreendeu 73 mil litros de diesel marítimo irregular, durante uma operação de fiscalização do Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos (TaqPP), em Manaus (AM). A ação estava prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Instituto.
Segundo o Ibama, o diesel marítimo estava sem nota fiscal e armazenado de forma irregular. Também foram apreendidos cinco embarcações sem licenças emitidas pelo órgão ambiental competente, 2.000 unidades de botijas de gás em situação irregular e quatro bombas de sucção sem documento de identificação e usadas para comércio ilegal de combustíveis.
Sete mil litros de óleo diesel apreendidos foram doados às polícias civil e ambiental do estado. As atuações aplicadas totalizam R$ 1,17 milhão.
A operação TaqPP foi realizada em conjunto com a Delegacia Fluvial da Polícia Civil (Deflu) do Amazonas, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Marinha do Brasil, representada por agentes da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), e com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
(*) Com informações da assessoria