Após deslizamento de terra, porto do TFB está com operações paralisadas em Itacoatiara (AM)

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – Com risco de periculosidade nível 2 por trabalhar com armazenagem e movimentação de graneis líquidos (combustíveis derivados de petróleo), o porto do Terminal Fluvial do Brasil (TFB S/A) está com operações paralisadas em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). O local, que fica próximo ao porto do DNIT (que desabou após um deslizamento de terra), é o responsável pelo abastecimento tanto na capital quanto no interior do Amazonas, e é considerado terminal estratégico para atender a logística de combustível para a Região Norte.

Segundo o secretário da Defesa Civil de Itacoatiara, Hekney Rebouças, o porto do TFB já foi vistoriado pela pasta e algumas fissuras na terra foram detectadas próximas ao terro em que fica localizada a empresa, que já solicitou especialistas para realização de um levantamento preciso sobre os impactos.

“No momento, o porto está interditado e inoperante sim. Mas, daqui para quarta-feira [18], eles estão resolvendo para voltar a operar de novo; estão tomando as decidas providências”, disse Rebouças, em entrevista ao Login. “Eles [do TBF] já solicitaram engenheiros e geólogos para fazer um levantamento e estão avaliando o local”, continuou o secretário.

Receio

Na empresa, após o desabamento na última quarta-feira, 11, na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), o Porto Novo (operado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT), um ambiente de receio foi criado entre funcionários, segundo informações obtidas pelo Login. O TFB, por outro lado, vem buscando contornar a situação e acalmando os servidores.

O terminal trabalha com a Política de Gestão Integrada da ISO 9001; ISO 14.001; OHSAS 18.001 e NBR 16.001, que são certificados internacionais de operação e que tem, entre seus princípios, medidas para prevenção de acidentes, lesões, doenças e riscos à segurança, além de poluição do meio ambiente e dos impactos diversos.

Por conta disso, as atividades no terminal estão paralisadas desde a tarde de sábado, 14, ainda segundo apuração da reportagem. O portal O Login da Notícia entrou em contato com o TFB para saber mais informações, mas ainda não obteve retorno.

O terminal

Em operação desde 2023, o TFB consiste em um terminal flutuante suportado por 20 poitas de amarração, com 8 unidades de defensas alinhadas ao longo da estrutura para distribuir o peso da embarcação ao longo do cais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!