Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Uma conquista pessoal, profissional e que vai beneficiar muita gente: Quatro jovens naturais de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) se formaram na última quinta-feira, 5, em Enfermagem na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na capital amazonense, após anos de estudo e abdicação.
Leidy Andrade e Giovanni Braga, de 24 anos, Vitória Sabino e Yasmin Silva, de 23 anos, agora são profissionais da Saúde e estão aptos para o mercado de trabalho. Há pouco mais de quatro anos eles esperaram por esse momento para, de acordo com o juramento que fizeram, se dedicarem ao serviço da humanidade e cuidarem do próximo.
“Ser enfermeira por uma faculdade pública, a maior faculdade multicampi do Brasil, que é a Universidade do Estado do Amazonas, é uma honra. É uma conquista para mim, para minha família e para minha querida cidade que ganha uma enfermeira preparada”, destacou a enfermeira Leidy Andrade.

A enfermeira afirma que, assim como seus colegas e amigos, espera ser a inspiração de outros jovens que sonham com uma graduação em uma universidade pública, mesmo que tenha que buscar realizá-los fora de sua cidade natal. “Espero que muitos jovens nos vejam como inspiração”, comentou.
Ao Login, Leidy salientou ainda que pretende trabalhar em Itacoatiara, enquanto estuda para o mestrado e concursos públicos.
Valeu a pena
Já o enfermeiro Giovanni lembra para a reportagem que, mesmo não sendo fácil sair do conforto do lar dele, em Itacoatiara, onde vivia com a família, tudo valeu a pena. O enfermeiro afirma que foi uma oportunidade estudar na UEA.
“Foi uma honra ter a oportunidade de estudar na UEA e ter todo o preparo possível pra exercer essa profissão que é uma das mais lindas que existe. Não foi fácil deixar o conforto do lar ‘no meu interior’”’ e passar a morar na capital enfrentando todos os desafios da cidade grande, mas no final tudo isso valeu a pena e fez a diferença para o nascimento e crescimento do profissional que serei”, pontuou.
Braga afirma que também pretende buscar mestrado, fazer alguma pós-graduação e a residência em Enfermagem. “Mas enquanto não começar ou se eu não conseguir passar agora, minha meta vai ser Itacoatiara”, finalizou.