Ao todo, mais de dez balsas foram identificadas próximas à ponte (Arquivo pessoal)
Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
MANAUS – Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira, 5, queimou e destruiu dragas de garimpo ilegal no Rio Negro, em Manaus. A ação foi realizada de forma conjunta com o Ibama e a Marinha do Brasil para apreender e inutilizar as embarcações.
Ao todo, mais de dez balsas foram identificadas próximas à Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro, na capital amazonense. A destruição de uma das dragas chamou a atenção e assustou moradores por conta da grande quantidade de fumaça que foi dispersada após o incêndio.
Em um vídeo obtido com exclusividade pelo portal O Login da Notícia, é possível ver uma intensa fumaça preta saindo da embarcação. A suspeita é que as dragas de garimpo ilegal tenham sido abandonadas pelos donos, por conta da estiagem no Rio Negro e a impossibilidade de navegar e se esconder.
“Deu para ver a fumaça daqui de casa. Parecia que a embarcação tinha explodido, pegado fogo”, declarou um morador do bairro da Ponta Negra, em Manaus, que preferiu não se identificar.
Operação Draga Zero
No último dia 2 de setembro deste ano, cerca de 302 dragas usadas na prática de garimpo ilegal foram destruídas pela Polícia Federal, no Amazonas, durante a Operação Draga Zero.
As ações tiveram o apoio do Ibama e foram deflagradas nos municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.