Sobe para 2 o número de mortos após deslizamento de terra no Amazonas, diz governo

Ao todo, três pessoas seguem desaparecidas e mais de 300 desabrigados (Reprodução)

Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia

ITACOATIARA (AM) – O número de mortos após o deslizamento de terra na comunidade do Arumã, em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), no início da noite de sábado, 30, subiu para dois, segundo o Governo do Amazonas. Ao todo, três pessoas seguem desaparecidas e mais de 300 desabrigados.

Além disso, 30 residências que estavam próximas ao local da erosão foram evacuadas por uma equipe composta pela Defesa Civil do município, Estado e Corpo de Bombeiros, que percorreram, no domingo, 1º, toda a extensão da área de risco. O governo também informou que segue monitorando e atendendo os moradores da comunidade.

“Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas. As operações de mergulho começam nesta segunda-feira (02/10)”, comunicou o governo, que montou uma força-tarefa para auxiliar a comunidade.

De acordo com dados do órgão, o desastre natural, conhecido na região como ‘Terras Caídas’, atingiu mais de 40 residências e afetou mais de 300 pessoas. “Até o momento, estão confirmados dois óbitos e três desaparecidos. Na área atingida pela erosão, o solo continua apresentando movimentações e o volume de água aumenta gradativamente, o que dificulta a entrada do Corpo de Bombeiros para realizar a varredura da área”, diz o Estado.

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa é composta por profissionais das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Médico Legal (IML).

Apoio humanitário

Ainda de acordo com o Estado, a Secretaria de Meio Ambiente também está dando apoio humanitário à comunidade Arumã, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus. “No domingo, o órgão entregou 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.”

Já a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou uma campanha ajudar as vítimas e arrecadar alimentos, roupas, itens de higiene, materiais de construção e recursos financeiros para vítimas do deslizamento em Arumã.

“As doações podem ser entregues na portaria da sede da FAS, situada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro – Sul de Manaus. Já os valores em dinheiro devem ser enviados para a chave PIX 002.444.472-33, de Kely Regina Soares, moradora e líder comunitária do Arumã, em Beruri”, informou a organização.

O deslizamento

A tragédia aconteceu na noite desse sábado, 30. Até o momento, duas pessoas morreram, entre crianças a adolescentes, após o deslizamento do barranco. As 40 casas foram engolidas.

“Assim que tomou conhecimento da tragédia, o governador Wilson Lima determinou, imediatamente, que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município. Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados”, diz trecho da nota.

Além da igreja e das casas, comércios também foram engolidos pela terra. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que os entulhos flutuam no Rio Negro. Ainda em nota, o governador Wilson Lima prestou solidariedade aos familiares das vítimas.

“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
error: Você não tem permissão para copiar o conteúdo desta página, obrigado!!! You do not have permission to copy the content of this page, thank you!!