Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Uma cena de guerra e desespero, assim definiu o pastor Adailton, da Assembleia de Deus Tradicional em Beruri, no interior do Amazonas, sobre o deslizamento de terra nesse sábado, 20, que engoliu dezenas de casas e um templo religioso da igreja, na comunidade do Arumã. Segundo o governo do Estado, a tragédia deixou uma vítima fatal e quatro desaparecidos.
“Foi uma cena de guerra, que ninguém vai esquecer nunca mais. Na minha mente, eu não consegui …. ver a igreja entrando no funil, a escola, pessoas gritando, desesperadas. Fio pegando fogo e caindo, postes e pessoas sendo engolidas”, desabafou o líder religioso, em um áudio compartilhado com o Portal O Login da Notícia.
Segundo o pastor, dezenas de famílias ficaram desabrigadas. “Se nós estivéssemos ficado lá, todos nós tínhamos morrido. E os irmãos que estavam no barco, foi alagando. Algo terrível, terrível. Orem por nós, peço oração da igreja. Não foi fácil e não está sendo fácil”, declarou Adailton.
A tragédia
A tragédia aconteceu na noite desse sábado, 30. Uma pessoa morreu e quatro desapareceram, entre crianças a adolescentes, após um deslizamento de barranco. Cerca de 40 casas foram engolidas. Em nota, o Governo do Amazonas informou que enviou efetivo para prestar suporte às vítimas.
“Assim que tomou conhecimento da tragédia, o governador Wilson Lima determinou, imediatamente, que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município. Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados”, diz trecho da nota.
Além da igreja e das casas, comércios também foram engolidos pela terra. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que os entulhos flutuam no Rio Negro. Ainda em nota, o governador Wilson Lima prestou solidariedade aos familiares das vítimas.
“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador.