O barco ficou preso nas proximidades da Comunidade Pedrau Marmelo, cuja região tem sofrido com a seca extrema (Reprodução)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – Uma balsa que realizava o transporte de alimentos nessa quinta-feira, 28, colidiu em em pedras no meio do Rio Madeira, na zona ribeirinha de Humaitá, no interior do Amazonas. Para não estragar os produtos, os itens foram doados pelo comandante da embarcação, que deu permissão a população retirasse os materiais.
O barco ficou preso nas proximidades da Comunidade Pedrau Marmelo, cuja região tem sofrido com a seca extrema. Imagens da população retirando os produtos da balsa foram compartilhados nas redes sociais.
Em um vídeo, é possível ver diversas pessoas se aproximando da balsa por meio de canoas para retirar os alimentos. Apesar do acidente, ninguém ficou ferido.
De acordo com o Comando da Marinha em Humaitá, um inquérito administrativo para apurar as causas e as consequências do acidente será instaurado.
Seca no Amazonas
O Amazonas passa pelo período de estiagem em 60 municípios do Estado, incluindo Manaus. A seca ocorre por conta da influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva. A previsão é que, em comparação com anos anteriores, a vazante deste ano seja prolongada e mais intensa, segundo a Defesa Civil Estadual.
Como forma de enfrentar a seca, o governo do Amazonas lançou a Operação Estiagem 2023 e assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus, com investimentos de R$ 100 milhões.
Entre as medidas anunciadas estão o apoio às famílias afetadas com o envio de ajuda humanitária, distribuição de kits de higiene pessoal, hipoclorito de sódio, além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.
Veja o vídeo: