Bruno Pacheco – Portal O Login da Notícia
ITACOATIARA (AM) – O vereador Arnoud Lucas (PV) solicitou nesta terça-feira, 19, o cancelamento do decreto legislativo que concedia o título de Honra ao Mérito aos influenciadores digitais João Lucas da Silva Alves, o Lucas Picolé, e Isabelly Aurora Simplício de Souza, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). A homenagem foi aprovada em junho deste ano pela Câmara Municipal, mas só foi publicada hoje no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas (Doma).
Famosos nas redes sociais, Lucas Picolé e Isabelly Aurora iriam receber a honraria, após anunciarem a doação de R$ 200 mil para que uma jovem itacoatiarense conseguisse realizar cirurgia e removesse um tumor causado por um câncer. No entanto, entre o final de junho e o início de julho, ambos os influencers foram presos na Operação Dracma e, em agosto de 2023, indiciados por crimes relacionados a um esquema de venda ilegal de rifas na internet.
“Recentemente, os dois foram expostos por supostamente praticarem atividades ilícitas, atividades estas que eram desconhecidas à época da propositura, como o referido decreto já foi submetido para votação e aprovado por unanimidade por esta casa, solicito o cancelamento dessa honraria”, solicita o vereador Arnoud Lucas, no pedido de cancelamento.
O documento com a solicitação da homenagem aos influenciadores digitais foi protocolado ainda na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Itacoatiara, que tem o prazo de 10 dias para responder ao parlamentar. Segundo informações de bastidores, o cancelamento do decreto está confirmado.
Depois da homenagem
Lucas Picolé e Isabellyu Aurora estão entre as oito pessoas indiciadas, em agosto deste ano, por fraude na venda de rifas pela internet. Eles foram presos depois da aprovação da homenagem na Câmara de Itacoatiara. Junto com outros membros, segundo investigações da polícia, os influencers movimentaram mais de R$ 5 milhões em apenas um ano.
Segundo o delegado Cícero Túlio, o grupo está sendo investigado desde o início do ano, quando foi apurada a existência de uma organização criminosa responsável por gerir um esquema de rifas clandestinas e ilegais, além da lavagem de dinheiro oriundo das práticas criminosas.
“Identificamos que quatro influenciadores digitais de Manaus, sendo eles Aynara Ramilly, Enzo Felipe da Silva Oliveira, conhecido como “Mano Queixo”; Isabelly Aurora Simplício Souza; e João Lucas da Silva Alves, conhecido como “Lucas Picolé”, mantinham um esquema de divulgação e promoção dos jogos de azar, dissimulando os recursos decorrentes das vendas de bilhetes eletrônicos por meio da lavagem de dinheiro”, disse o delegado, em agosto deste ano.
Veja quem são os indiciados
- Aynara Ramilly, influencer;
- Enzo Felipe da Silva Oliveira, conhecido como “Mano Queixo”, influencer;
- Isabelly Aurora Simplício Souza, influencer;
- João Lucas da Silva Alves, conhecido como “Lucas Picolé”, influencer;
- Paulo Victor Monteiro Bastos, ex-marido de Isabelly Aurora;
- Isabel Simplício, mãe de Isabelly Aurora;
- Marcos Vinicius Alves Maquiné; confessou que recebeu dinheiro do esquema
- Flávia Ketlen Matos da Silva, cunhada de “Lucas Picolé” e servidora pública.
O decreto:
O pedido de cancelamento do decreto: