Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a previsão é de que a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa (Diego Peres/Secom)
Da Redação – Portal O Login da Notícia
MANAUS – O governador Wilson Lima lança, nesta terça-feira, 12, o plano de ação da Operação Estiagem 2023 com medidas de assistência aos municípios afetados, incluindo o abastecimento de água, distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.
Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a previsão é de que, devido à influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa, comparada a anos anteriores.
Conforme levantamento divulgado na em 30/08 pela Defesa Civil Estadual, 24 cidades amazonenses estão sendo prejudicadas pela redução do volume das águas. Além de Benjamin Constant e Envira (a 1.121 e 1.208 quilômetros da capital, respectivamente), que decretaram situação de emergência, outros 14 municípios estão em situação de alerta e oito, em situação de atenção.
“Hoje, temos dois municípios em situação de emergência, mas esse número tende a aumentar nas próximas semanas. Por isso, é primordial que possamos tomar todas as providências necessárias e buscar parcerias para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que sofrem com a seca”, frisou o vice-governador Tadeu de Souza.
Um dos pontos amplamente debatido pelas instituições, é o dia a dia de comunidades ribeirinhos que, durante a seca, é afetado em diferentes aspectos e surgem pontos críticos nos rios, com obstáculos para a navegação como pedras, troncos e bancos de areia.
(*) Com informações da assessoria